terça-feira, 13 de setembro de 2016

Barcelona castiga o Celtic em goleada pela estreia da Champions

Derrota freia animação dos Hoops, após goleada no clássico nacional

Em partida realizada nesta terça-feira (13), no Camp Nou, o Celtic não resistiu ao talento e força do Barcelona que aplicou mais uma goleada frente ao clube escocês 7 a 0. Com o resultado os Hoops saem atrás no grupo C, por conta do saldo gols. A outra partida da chave (Manchester City x Borussia Monchengladbach) foi adiada por conta de chuvas na cidade de Manchester.

Após uma excelente vitória, de goleada sobre o rival Rangers, nem mesmo a retranca armada no 5-4-1 pelo treinador Brendan Rodgers foi párea para encarar o trio MSN que novamente castigou seu adversário. Logo aos três minutos, Messi abriu o placar em jogada pela esquerda do ataque catalão. Aos 19 minutos Dembélé sofreu pênalti do goleiro Ter Stegen, mas perdeu a chance de empatar o jogo, o goleiro alemão defendeu a cobrança. Logo depois Messi, após passe de Neymar ampliou e fechou a primeira etapa com vitória tranquila dos donos da casa.
Derrota histórica, mas inevitável. Talento do Barça superou facilmente o time escocês (Foto: Twitter oficial do Celtic FC)
Na segunda etapa, um show do Barça que com muita posse de bola chegou ao terceiro em falta cobrada com categoria por Neymar. Sem muito esforço, Iniesta e Messi (terceiro dele no jogo) ampliaram 5 a 0 Barcelona. O Celtic até tentou sair para o jogo, muito por conta do desânimo do rival que com a goleada se poupava em campo, mas Luisito Suárez aos 75 minutos aproveitou jogada de Neymar e ampliou 6 a 0. E novamente o uruguaio em jogada de Messi, pela esquerda, definiu o placar 7 a 0.

O Celtic volta a campo na Champions no dia 28 deste mês, diante do Manchester City no Celtic Park. Pela liga escocesa a equipe joga no domingo frente ao Inverness CT. O Barcelona, quinto colocado na liga espanhola, enfrenta o Leganés fora de casa.

Resultados e tabelas das divisões inferiores da Escócia

5ª rodada

2ª divisão
Ayr United 2 x 1 Greenock Morton
Raith Rovers 0 x 2 Falkirk
Dunfermline  1 x 3 Dundee United
Dumbarton 0 x 1 Hibernian
St.Mirren 1 x 3 Queen of The South

Tabela
1 Hibernian 15
2 Queen of The South 13
3 Raith Rovers 10
4 Dundee United 8
5 Falkirk 7
6 Dumbarton 4
7 Ayr United 4
8 Dunfermline 3
9 Greenock Morton 3
10 Saint Mirren 2

3ª divisão
Albion Rovers 4 x 0 Stenhousemuir
Alloa Athletic 1 x 3 Livingston
Brechin City 3 x 2 Airdrieonians
East Fire 2 x 0 Stranraer
Peterhead 2 x 0 Queen Park FC

1 Brechin City 13
2 Alloa Athletic 12
3 Livingston 12
4 East Fire 7
5 Airdrieonians 7
6 Queen Park FC 7
7 Albion Rovers 5
8 Peterhead 4
9 Stranraer 3
10 Stenhousemuir 1

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Resumo do Campeonato Escocês

Em uma rodada com muitos empates, os vencedores subiram na classificação

Além do clássico The Old Firm, a rodada número cinco da Scottish Premier League contou com mais cinco jogos equilibrados que deixam a liga cada vez mais quente, especialmente na sua parte média e baixa. Do terceiro ao último colocado, são apenas cinco pontos de diferença e entre o quarto e décimo primeiro apenas três.

Foram ao todo 18 gols em seis jogos, média fechada em três tentos por jogo. A melhor defesa, após cinco rodadas, é dividida entre Celtic, Heart e Dundee com cinco gols sofridos cada. A pior é do vice-lanterna Inverness CT com 12 gols tomados. No ataque o Celtic tem a supremacia com 15 gols, Partick Thistle e Aberdeen FC são os times com menor poder de fogo com apenas quatro gols cada.

Dundee 1 x 1 Kilmarnock

Em partida realizada no Dens Park, o Dundee pressionou, pressionou, mas não conseguiu derrotar o rival. Com boa atuação do experiente goleiro MacDonald, além da falta de pontaria certeira a equipe deixou escapar mais dois pontos em seus domínios. O Kilmarnock, por sua vez, conseguiu mais um ponto fora de casa e segue sua campanha em busca da manutenção na elite.

O primeiro gol saiu logo aos sete minutos, após cobrança de escanteio de Hateley o atacante marroquino El Bakhtaoui abriu o placar 1 a 0. O empate aconteceu ainda na primeira etapa, o marfinense Coulibaly em linda bicicleta igualou o jogo e marcou seu segundo gol na temporada.

Na segunda etapa, o Dundee pressionou muito e perdeu ao menos três chances claras de gols em boas jogadas dos avantes El Bakhatary e Wigthon. O Kilmarnock tratou de se defender e segurar o resultado.

Pela sexta rodada o Dundee enfrentará o Aberdeen em casa e os Killes recebem o Partick Thistle.

Aberdeen FC 1 x 1 Inverness CT

Em casa os Dons novamente decepcionaram sua torcida e somente empataram frente ao então lanterna do campeonato. A partida foi toda dominada pelo time vermelho que tentava o gol especialmente pelo lado esquerdo do ataque, mas parava nas mãos do goleiro Willians.

O jogo esquentou mesmo na segunda etapa, onde o Aberdeen atacou muito a equipe visitante que sufocada tentava a todo custo segurar o placar. Em linda jogada na ponta esquerda o meia Mc Ginn tirou da marcação e bateu no canto esquerdo de Willians, vencendo enfim o goleiro inglês.
Aberdeen segue decepcionando na liga escocesa (Site oficial do Aberdeen FC). 
A pressão prosseguiu, mas a excelente atuação do arqueiro rival segurou os Dons. No final de partida, em um raro ataque do Inverness, Vigurs bateu de fora de área, colocando no ângulo do goleiro Lewis e definiu o placar 1 a  1. Na sexta rodada o Aberdeen enfrente o Dundee no Dens Park e o Inverness recebe nada mais, nada menos do que o líder Celtic.

Ross Country 1 x 1 Motherwell

Em partida realizada no acanhado estádio Global Energy, os Staggies e o Thewell empataram por 1 a 1. O jogo foi extremamente equilibrado e muito disputado, em certos momentos até com excesso de vontade e violência dos atletas.

O primeiro gol saiu apenas na segunda etapa, aos 61 minutos, após jogada na esquerda o meia-atacante Schalk ajeitou para o artilheiro Boyce que não perdoou e marcou seu sexto gol na competição. Seis minutos depois, Scott McDonald sofreu pênalti do goleiro Fox que foi cobrado pelo companheiro de ataque Moult que empatou o duelo.

Na próxima rodada o Motherwell recebe o Hamilton e o Ross Country visita o Rangers no Ibrox Stadium.

Partick Thistle 0 x 2 St.Jonhstone

No Firhill Stadium os donos da casa sofreram mais um revés e terminaram a rodada na última colocação, tendo ainda um jogo a menos frente ao Celtic. Os Saints, por sua vez, se recuperam após duas derrotas seguidas e subiram para o quinto lugar na tabela.

A partida foi equilibrada, mas a maior qualidade técnica dos visitantes e especialmente do seu meia Swanson, que deu duas assistências para os gols de Anderson e MacLean, definiram a vitória do St.Jonh. Apesar de algumas oportunidades, o Partick Thistle não conseguiu furar a defesa do rival e agora tentará se recuperar diante do Kilmarnock fora de casa. O Saint enfrenta o vice-líder Heart em casa.

Heart 3 x 1 Hamilton Academical

Com apoio da torcida e excelente atuação da dupla Nicholson e Walker, o Heart of Midlantion garantiu a vice-liderança e manteve sua sequência positiva chegando a três vitórias seguidas e uma invencibilidade de quatro jogos. Os Accies, por sua vez, seguem sua instável campanha com cinco pontos em cinco jogos.

Os gols saíram todos na segunda etapa. O primeiro aos 50 minutos, Crawford abriu o placar para o Hamilton, o empate saiu após boa jogada de Nicholson para Walker que igualou o jogo. Na sequência em pênalti sofrido por Nicholson, Walker virou. O meia Nicholson, de novo ele, definiu o 3 a 1 com um golaço de primeira e saiu como o homem do jogo, para delírio da torcida que levou mais de 15 mil pessoas ao Tynescastle Stadium.

Na próxima rodada o Heart tem páreo duro frente ao Saint Jonhstone em Pearth. O Hamilton, nono colocado, busca sua recuperação diante do Motherwell, fora de casa, no Fir Park Stadium.
Strong squad pleases Cowie
Terceira vitória seguida garantiu ao Heart a vice-liderança da competição nacional (Foto: Site oficial do Heart FC).
Tabela
1 Celtic 12
2 Heart 10
3 Rangers 8
4 Ross Country 7
5 St.Jonhstone 7
6 Dundee 6
7 Aberdeen FC 6
8 Motherwell 5
9 Hamilton Academical 5
10 Kilmarnock 5
11 Inverness CT 4
12 Partick Thistle 3

sábado, 10 de setembro de 2016

Celtic goleia Rangers e segue firme na ponta da tabela

Hoops venceram com autoridade e com um jogo a menos mantiveram o 100% de aproveitamento

O “The Old Firm” voltou a primeira divisão escocesa. Após quatro anos, Celtic e Rangers entraram novamente em campo para um duelo válido pela elite nacional. O jogo, porém confirmou o atual momento de ambos os clubes. Um time pentacampeão nacional, com um elenco numeroso e qualificado, comandado por um treinador de grande renome internacional. Do outro, um clube tradicional que após uma falência vai se reconstruindo a fim de voltar aos tempos de glória, mas hoje tem um time mediano e sem grandes nomes.

Escalado sem o principal jogador deste começo de temporada, Grifitths, o Celtic veio a campo com um 4-2-3-1, com Dembélé no comando de ataque e apostando na posse de bola. O rival, apesar do 4-3-3 no papel, recuava muito e dava campo a equipe da casa buscando o contra golpe rápido, especialmente com McKay e Gardner.
Brendan Rodgers: Moussa is a terrific talent
Celtic de Brendan Rodgers atropelou Rangers no Celtic Park (Foto: Site oficial do Celtic FC). 
No jogo, maior domínio e qualidade técnica do Celtic que com o apoio da torcida buscava pelos lados vencer a marcação dos Gers. Os rivais tentavam o contra golpe, mas não conseguiam controlar a partida dando muito a bola para os Hoops. O gol, porém saiu de bola parada. Escanteio cobrado por Sinclair e Dembélé de cabeça fez 1 a 0.

Após o gol o domínio seguiu e em jogada rápida, após saída errada do zagueiro Kiernan, Dembélé arrancou, tirou Senderos para dançar, e de bico fez um golaço 2 a 0 Celtic. Na sequência o Rangers reagiu. Após jogada de Tavinier, o atacante Kenny Miller ajeitou de cabeça e Gardner diminuiu 2 a 1 e fim da primeira etapa.

No segundo tempo o Rangers até pressionou, especialmente até os 10 minutos da segunda etapa, mas viu o Celtic ampliar. Dembélé deu um lindo passe a Sinclair que finalizou as redes, 3 a 1 aos 61 minutos. Com o resultado o técnico dos blues sacou o zagueiro Kiernan e colocou Forrester, mas não contava com a bobagem do experiente Senderos que no minuto 75 colocou a mão na bola e como tinha cartão amarelo foi expulso.

Com superioridade numérica o Celtic fez mais dois. Dembélé recebeu cruzamento da direita e após uma bela ajeitada marcou seu hat-trick e já no final de partida o meia Armstrong, após jogada de Sinclair na esquerda, definiu a goleada 5 a 1. 
dembele
Dembélé foi o cara do clássico The Old Firm (Foto: Site da Premier League)
O resultado pode abrir até sete pontos de diferença entre as duas equipes, uma vez que o Celtic tem um jogo a menos diante do lanterna Partick Thistle. Na próxima rodada o Celtic visita o Inverness CT, mas antes pela estréia na Champions encara o Barcelona na terça-feira (que perdeu neste sábado do Alavés pelo campeonato espanhol) no Camp Nou. O Rangers volta a campo no sábado (17) diante do Ross Country no Ibrox Stadium

.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Jogar pelo prazer de jogar

Frase faz parte do escudo e da essência deste tradicional clube escocês

A camisa alvinegra, um estádio cinco estrelas, uma das grandes forças do futebol escocês no século 19. Esta seria uma breve e real apresentação do Queen`s Park FC. Fundado em 1867, é o time mais velho fora da Inglaterra e tem uma diretriz diferente que se manteve aos longos dos séculos, não se profissionalizar.

Atualmente em um futebol globalizado, onde milhões de euros e libras se espalham pelo mundo, o clube segue sua toada atuando contra equipes profissionais e disputando as ligas inferiores do futebol escocês. Na história são dez títulos da Copa da Escócia (o último título em 1893), dois títulos da segunda divisão, um da terceira e um na quarta, além de títulos em competições já extintas como a Copa e a Liga de Glasgow, onde enfrentava Celtic, Rangers, Partick Thistle e Third Lanark (clube extinto em 1967).
Equipe foi considerada uma das forças do século XIX (Foto: Arquivo).
No século XIX quando era o grande clube do futebol escocês, a equipe revolucionou a forma de jogar. Com toques rápidos, pelo chão, ao contrário dos chutões e cabeceios dos rivais. Assim o clube ficou conhecido como uma das forças europeias da época (onde ganhou a maior parte de seus títulos), mas preferiu seguir sua essência a se entregar ao profissionalismo.

Na atualidade a equipe soma sete pontos em quatro jogos, quinta colocada na terceira divisão escocesa e tem como grande desafio manter a competitividade diante de rivais com maior poder econômico. Segundo a diretoria mais do que a vitória, o Queen`s Park joga por um ideal: o amor ao futebol.
Equipe atualmente disputa a terceira divisão escocesa (Site oficial do clube).
Para os torcedores e diretores mais que simplesmente vencer o objetivo do esporte é ceder oportunidade para todos e por isso o amadorismo, onde os atletas jogam pela simples vontade de atuar pela camisa tradicional e pesada do Queen`s escocês.

Outra curiosidade é o seu estádio, a casa da seleção escocesa, o Hampden Park tem capacidade para mais de 52 mil pessoas, foi construído no início do século 20 e inaugurado em 1903 com vitória dos Spiders frente ao Celtic 1 a 0. Após muitas reformas e a parceria com a Federação Escocesa de Futebol o local é um dos estádios nível cinco, entre os melhores da Europa, segundo a Uefa.
Hampden Park quase sempre vazio nos jogos do Queen´s Park FC (Foto:Stadiumguide.com) 
Os alvinegros, por sua vez, levam em média pouco mais de 500 pessoas por partida na terceira divisão, mas não abrem mão de atuar no seu palco sagrado. Bom para os rivais que encontram uma estrutura diferente da que estão acostumados e podem atuar no campo da seleção nacional.

E assim em meio a um esporte cada vez mais elitizado e voltado lucro, onde torcedores comemoraram contratações e vendas astronômicas, este tradicional e hoje modesto clube escocês demonstra que o futebol mais do que simplesmente um negócio é na verdade uma paixão que não tem preço.

Ficha técnica: 
Queen`s Park Football Club
Fundação: 9 de julho de 1867
Cidade: Glasgow
Estádio: Hampden Park (52.500 lugares)
Títulos: 10 vezes campeão da Copa da Escócia (1874, 1875, 1876, 1880, 1881, 1882, 1884, 1886, 1890, 1893), duas vezes campeão da segunda divisão (1922-23 e 55 e 56), campeão da terceira divisão (1980-81) e uma vez campeão da quarta divisão (1999-00).




segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Escócia goleia Malta e termina primeira rodada na liderança

Vitória não apagou críticas ao treinador Gordon Strachan

Em partida realizada na cidade La Valeta em Malta, no estádio nacional, a seleção escocesa derrotou por 5 a 1 a equipe da casa. Com o resultado, garantiu ao menos até o fim da primeira rodada a liderança da chave F. Além de Malta, Inglaterra, Eslováquia, Eslovênia e Lituânia são outros adversários dos escoceses.

A partida foi dominada pela equipe visitante que, com maior posse de bola e chances de gols, abriu o placar aos 10 minutos com o meia Snodgrass (Hull City), mas sofreu o empate três minutos depois Effiong empatou para o time maltês. Na segunda etapa, Cris Martin recolocou a Escócia na frente aos 53 minutos e logo depois viu Caruana lateral de Malta ser expulso. Na sequência, com um homem a mais, Snodgrass por duas vezes (61 a 84 minutos) e o atacante reserva Steven Fletcher (78 minutos) definiram o placar em 5 a 1 para Escócia.  
Seleção escocesa deslanchou após expulsão e goleou Malta fora de casa (Foto: Site da Federação Escocesa de Futebol).

Mesmo com o resultado, as críticas da imprensa à convocação do treinador Gordon Strachan não foram cessadas. Jogadores reservas e sem ritmo de jogo em seus clubes não foram bem e a equipe sentiu muito o ritmo de jogo. Antes da expulsão, apesar do domínio escocês, o jogo diante da equipe mais frágil do grupo seguia duro.

Nomes como Cris Martin, Hanley e Marshall que não vem atuando em seus clubes foram os mais criticados. Vale lembrar que o treinador não pode convocar atletas como o meia MC Arthur, o centroavante do Celtic Griffiths e o lateral esquerdo do Rangers Lee Wallace, todos por contusão.

A próxima rodada e convocação acontecem no mês de outubro, quando a seleção enfrenta Lituânia no Hampden Park e a Eslováquia fora de casa.

Resultados 1º rodada do grupo F
Escócia 5 x 1 Malta
Inglaterra 1 x 0 Eslováquia
Lituânia 2 x 2 Eslovênia