domingo, 29 de julho de 2012

O Brasil de Dunga era mais time que o de Mano...

Após o "fracasso" em 2010, Dunga foi crucificado pela derrota sofrida diante da vice campeã Holanda, saiu o técnico mais retranqueiro, segundo a imprensa e entrou Mano, que também não é nada ousado. Em dois anos de trabalho Mano Menezes ainda não consegui resultados como o de Dunga e pior com uma safra  superior a do seu concorrente, Mano pegou Neymar em seu melhor momento, Oscar desabrochando para o futebol e uma base que se não venceu a Copa, mas tinha sim um esquema, um conjunto de jogo interessante(Maicon, Daniel Alves,Thiago Silva, Robinho e outros), talvez o Brasil de Dunga não encantasse, mas sem dúvida era muito competitivo.
O esquema formado e super elogiado de Tite no Corinthinas, se baseia na tática de Dunga uma equipe próxima com os meias e volantes vindos de traz, Elano era o Paulinho de Dunga, e dois volantes Felipe Melo e Gilberto Silva davam a consistência necessária a equipe, para a saída dos laterais em especial Maicon, talvez aí a grande diferença, já que o Timão atual não tem laterias ofensivos.
 Se com Dunga sofremos na Copa, com Mano estamos sofrendo desde de sua chegada, a péssima campanha na Copa América, a falta de padrão de jogo e em especial a juventude ainda não trazem a confiança de uma equipe vencedora ao time de Mano.
Embora tenha melhorado nos últimos amistosos, em especial contra a Argentina, quando atuou com um time de jovens para a olimpíada, a seleção ainda não decolou, não encantou, Neymar ainda não consegue jogar como joga no Santos, Oscar talvez seja a grande esperança para o meio de campo, já que Ganso vive entre lesões e problemas de contrato com o time da Vila Belmiro.
A seleção de Mano não tem uma base montada, vive da esperança de talentos, mas não tem um conjunto como a de seu antecessor. Talvez o bom tratamento com a imprensa e a falta  de disputa das eliminatórias tirem um pouco o peso das críticas a Mano, mas não se pode negar o trabalho do técnico ainda é muito inferior a de seu antecessor.
Dunga tinha todos os defeitos do mundo, mas apostou em seu estilo e levou a Copa um time pronto para encarar as grande seleções e que perdeu na individualidade de um craque, chamando Sneijder e nas falhas de Julio Cesar até então intocável para a imprensa brasileira, pois no jogo todo contra a Holanda a seleção foi superior como time, em especial no primeiro tempo.
E claro que Mano ainda tem dois anos e pode levar a seleção a Copa pronta e até vence -lá, mas hoje estamos muito atrás de pelo menos quatro rivais, Alemanha, Argentina, Uruguai e claro Espanha, times que já tem uma maneira de jogar, o que faz toda a diferença em uma competição como a Copa do Mundo.
O talento ainda vence jogos no futebol atual,  mas com uma equipe bem montada e consciente de seu jogo aliada ao talento as coisas ficam mais fáceis.Que o diga o Corinthians que passou por Vasco, Santos e Boca e se sagrou enfim o grande campeão da América.


Números de Dunga e de Mano na seleção.


Jogos
Vitórias
Empates
Derrotas
Dunga
69
50
12
7
Mano
25
15
5
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário