sexta-feira, 20 de março de 2015

Uruguai segue vivo na Libertadores

Nos últimos quinze anos, o futebol uruguaio em apenas duas temporadas não teve representantes nas fases finais da Libertadores

Luis Henrique de Sá Perles

A partida entre Palestino e Montevidéu Wanderers manteve vivo o Uruguai na Copa Libertadores 2015. O empate, no estádio Santa Laura, deixou a equipe alvinegra com sete pontos e boa chance de classificação, uma vez que define sua vida frente ao Boca Juniors em casa e depois encara o Zamora na Venezuela. Em contra partida, o outro uruguaio na segunda fase, o Danubio foi novamente derrotado, nesta semana, e está praticamente fora da competição internacional, com três derrotas em três jogos.

O Montevidéu Wanderers saiu na frente, mas cedeu e segurou um empate importante diante da equipe chilena (1 a 1). Agora o time terá duas oportunidades de garantir a classificação em dois jogos, enquanto o rival pela vaga terá o Zamora em casa e o Boca Juniors fora de casa. A chance de classificação é clara e caso aconteça salvará a temporada uruguaia nesta Libertadores. Afinal de contas os outros dois representantes charrua na competição fizeram campanhas decepcionantes e detalhe, tinham mais expectativa da imprensa uruguaia do que o pequeno, mas tradicional Wanderers.

A equipe do Nacional, melhor time uruguaio da última temporada, foi eliminado na Pré-Libertadores de forma melancólica diante do Palestino após perder no Chile por 1 a 0 e vencer em casa (em jogo sem torcida devido a confusão de sua "hinchada" na última Libertadores) por 2 a 1. A equipe, aliás, faz um mal começo de campeonato nacional, com duas derrotas, uma vitória e um empate, decepcionando sua fanática torcida.

O Danubio atual campeão uruguaio, sobre o próprio Wanderers, perdeu seu principal jogador o meia Mayada para o River Plate (ARG), além de revelações como o zagueiro Cotugno que foi negociado com o futebol russo. Assim sem dinheiro e com muitos jovens a equipe entrou na disputa, sendo "acolhida" no grupo da morte. A dificuldade dos rivais e um começo de ano instável fizeram do alvinegro o grande saco de pancadas do primeiro turno, três jogos e três derrotas, virtualmente eliminado. 

Se garantir a classificação, o Wanderers poderá a exemplo do Defensor no último ano, defender a honra uruguaia na competição. Apesar disso, pela própria limitação da equipe, é difícil imaginar uma campanha parecida com a dos violetas que chegaram as semifinais da Libertadores em 2014. De qualquer forma o Uruguai segue vivo na Copa, desde 2000 apenas em duas edições 2005 e 2012 a equipes uruguaias não chegaram ao menos a fase mata-mata da taça.

Equipes uruguaias classificadas ás fases finais, nos últimos 15 anos:
2014: Defensor (semifinal).
2013: Nacional (oitavas).
2011: Peñarol (final).
2010: Nacional (oitavas).
2009: Nacional (semifinal) e Defensor (quartas).
2008: Nacional (oitavas).
2007: Nacional e Defensor (quartas).
2006: Nacional (oitavas).
2004: Nacional (oitavas).
2003:Nacional (oitavas).
2002: Nacional e Peñarol (quartas).
2001: Nacional (oitavas).
2000: Peñarol e Nacional (oitavas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário