sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Campeonato uruguaio: Clausura 2015

Liga uruguaia reunirá 16 clubes na disputa pelo título nacional

Luis Henrique de Sá Perles

O campeonato uruguaio de futebol terá início neste final de semana. Após dois meses de parada, a competição volta a agitar o futebol charrua que tem como atual campeão o Nacional, que estará em busca de recuperação após a eliminação na primeira fase da Copa Libertadores 2015. O torneio clausura, terá ainda um Peñarol buscando retomar o caminho das conquistas, além de equipes tradicionais como o Danubio e Montevidéu Wanderers que participam da Libertadores e o Defensor que esteve entre os quatro melhores clubes da América em 2014.

A competição terá 16 equipes e reúne uma curiosidade, a maioria dos clubes são da capital federal. Juventud de Las Piedras, Tacurembó FC da cidade de mesmo nome e Atenas de San Carlos serão os representantes forasteiros de Montevidéu, cidade que reúne os outros 13 clubes da liga. Inclusive os maiores times do país como a dupla Peñarol e Nacional que juntos reúnem 70 títulos nacionais, Danubio e Defensor cada um com quatro títulos, seguem a dupla no número de conquistas. Nenhum outro clube, que ainda dispute o futebol profissional, alcançou o título uruguaio.

A rodada inicial terá como grande destaque o clássico Defensor x Nacional que deve mobilizar a cidade de Montevidéu, além claro da estreia do gigante Peñarol diante do Cerro. Outro jogo interessante será entre Danubio, rival de Corinthians e São Paulo na Copa Libertadores 2015, e o Racing vice campeão do último abertura.

Entre os elencos vale destacar o Nacional que conta com jogadores de experiência e qualidade como Recoba, González, Fucile, Polenta, Munúa, Arismendi, Loco Abreu, Bueno, Alonso dentre outros. A maior contratação da janela de transferência, também foi do clube, por meio do atacante Gonzalo Bueno que volta após duas temporadas no futebol russo. O Peñarol apostará na manutenção de elenco e na revelação de novos atletas, porém perdeu dois nomes importantes como Estoyanoff e Jonathan Rodríguez que foram negociados para o futebol catário e Benfica respectivamente. Permanecem o atacante Zalayeta, Diogo lateral esquerdo ex-São Paulo, Pacheco meia, Macaluso zagueiro e a chegada do meia atacante Urreta ex-Benfica, o grande reforço da temporada para o clube aurinegro. 

Nas outras equipes o Defensor aposta no veteranos Diego Scotti 39 anos vindo do Nacional, Nico Oliveira 36 anos, meia ex-futebol mexicano e o volante Fleurquin ex-seleção uruguaia. Martin Campaña goleiro e o meia Matías Cardaccio ex-Milan seguem no elenco comandado pelo técnico Mauricio Larriera ex-Racing. O rival do Defensor, o Danúbio perdeu seu principal jogador na temporada passada, o meia Maydana para o River Plate e aposta na divisão base para tentar voltar a lutar pelo título nacional. Nomes como Faber meia e Cotungo zagueiro, ambos da seleção sub-20 são destaques no elenco. Para dar experiência os irmãos Canobbio, Fabian meia e o zagueiro Carlos, o brasileiro Jadson Viera e o meia atacante Viana ex-Columbus Crew (EUA).

No mais muitas revelações, jogadores desconhecidos, mas que terão a oportunidade de competirem em um dos campeonatos mais valorizados e observados pelo mercado europeu, sempre exportando grandes talentos para o mercado internacional, inclusive o brasileiro. Portanto, vale a pena conferir a cobertura do blog Arquibancada Tática sobre o campeonato charrua.

1º rodada:
Sábado:
Sud América x Ramplas Juniors
El Tanque Sisley x Wanderers
River Plate x Atenas
Cerro x Peñarol
Domingo:
Racing x Danubio
Juventud x Fenix
Tacurembó FC x Rentistas
Defensor x Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário