sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Jogar pelo prazer de jogar

Frase faz parte do escudo e da essência deste tradicional clube escocês

A camisa alvinegra, um estádio cinco estrelas, uma das grandes forças do futebol escocês no século 19. Esta seria uma breve e real apresentação do Queen`s Park FC. Fundado em 1867, é o time mais velho fora da Inglaterra e tem uma diretriz diferente que se manteve aos longos dos séculos, não se profissionalizar.

Atualmente em um futebol globalizado, onde milhões de euros e libras se espalham pelo mundo, o clube segue sua toada atuando contra equipes profissionais e disputando as ligas inferiores do futebol escocês. Na história são dez títulos da Copa da Escócia (o último título em 1893), dois títulos da segunda divisão, um da terceira e um na quarta, além de títulos em competições já extintas como a Copa e a Liga de Glasgow, onde enfrentava Celtic, Rangers, Partick Thistle e Third Lanark (clube extinto em 1967).
Equipe foi considerada uma das forças do século XIX (Foto: Arquivo).
No século XIX quando era o grande clube do futebol escocês, a equipe revolucionou a forma de jogar. Com toques rápidos, pelo chão, ao contrário dos chutões e cabeceios dos rivais. Assim o clube ficou conhecido como uma das forças europeias da época (onde ganhou a maior parte de seus títulos), mas preferiu seguir sua essência a se entregar ao profissionalismo.

Na atualidade a equipe soma sete pontos em quatro jogos, quinta colocada na terceira divisão escocesa e tem como grande desafio manter a competitividade diante de rivais com maior poder econômico. Segundo a diretoria mais do que a vitória, o Queen`s Park joga por um ideal: o amor ao futebol.
Equipe atualmente disputa a terceira divisão escocesa (Site oficial do clube).
Para os torcedores e diretores mais que simplesmente vencer o objetivo do esporte é ceder oportunidade para todos e por isso o amadorismo, onde os atletas jogam pela simples vontade de atuar pela camisa tradicional e pesada do Queen`s escocês.

Outra curiosidade é o seu estádio, a casa da seleção escocesa, o Hampden Park tem capacidade para mais de 52 mil pessoas, foi construído no início do século 20 e inaugurado em 1903 com vitória dos Spiders frente ao Celtic 1 a 0. Após muitas reformas e a parceria com a Federação Escocesa de Futebol o local é um dos estádios nível cinco, entre os melhores da Europa, segundo a Uefa.
Hampden Park quase sempre vazio nos jogos do Queen´s Park FC (Foto:Stadiumguide.com) 
Os alvinegros, por sua vez, levam em média pouco mais de 500 pessoas por partida na terceira divisão, mas não abrem mão de atuar no seu palco sagrado. Bom para os rivais que encontram uma estrutura diferente da que estão acostumados e podem atuar no campo da seleção nacional.

E assim em meio a um esporte cada vez mais elitizado e voltado lucro, onde torcedores comemoraram contratações e vendas astronômicas, este tradicional e hoje modesto clube escocês demonstra que o futebol mais do que simplesmente um negócio é na verdade uma paixão que não tem preço.

Ficha técnica: 
Queen`s Park Football Club
Fundação: 9 de julho de 1867
Cidade: Glasgow
Estádio: Hampden Park (52.500 lugares)
Títulos: 10 vezes campeão da Copa da Escócia (1874, 1875, 1876, 1880, 1881, 1882, 1884, 1886, 1890, 1893), duas vezes campeão da segunda divisão (1922-23 e 55 e 56), campeão da terceira divisão (1980-81) e uma vez campeão da quarta divisão (1999-00).




Nenhum comentário:

Postar um comentário