quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

De olho na Libertadores: Grupo 2

O Blog Arquibancada tática, começa a levar para os amantes o futebol, o clima e as informações da maior competição de clubes da América, a Taça Libertadores de 2013. Como sempre o Arquibancada Tática traz pra você uma análise com muito conteúdo e agilidade, revelando as possíveis armadilhas que podem surgir nos caminhos dos times do Brasil.

Hoje destacaremos o grupo 2 do brasileiro Palmeiras, que não bastasse a crise que vive atualmente, terá pela frente um grupo duro, com equipes tradições e também de qualidade. Conheça um pouco mais sobre os futuros rivais do verdão na edição atual da Copa Libertadores.

Libertad
LIBERTAD(PAR)
                                                                     
Fundado em 1905, o clube alvinegro de Assunção, conhecido com El Gumarelo, vem crescendo e muito no vizinho Paraguai, com a crise financeira dos rivais nos últimos anos, o Libertad se fortaleceu, estruturado e pagando em dia, se tornou um oásis do futebol paraguaio e conquistou espaço entre as melhores equipe da América. Nunca passou da semi final da Libertadores, onde chegou em 2006 e foi eliminado pelo Internacional, mas tem nos últimos anos conquistado cada vez mais o seu lugar  também no cenário sul americano.
Treinado há cinco anos pelo argentino Ruben Israel, o El Gumarelo, tem mantido a base de sua equipe por várias temporadas e sempre buscando bons reforços estrangeiros para qualificar o seu plantel. Ano passado foi o volante Erguren, da seleção uruguaia(que ainda pode deixar o clube para voltar ao Nacional de Montevidéu, clube que o revelou para o futebol), este ano outro volante Guiñazu, que voltou ao clube após seis anos no Internacional de Porto Alegre. Guiña voltou como grande contratação do futebol paraguaio e claro para a torcida do Libertad, que adora o estilo de jogo do volante da seleção argentina.
Além dele chegaram mais reforços entre eles: Maciel atacante veloz e de lado de campo,  que voltou do Tolima, Pedro Benitéz zagueiro ex-Vasco e que veio do rival Cerro Porteño, o meia Claúdio Vargas do Sporting Luqueño e o atacante uruguaio Mauro Guevgeozian que atuava no Fênix e marcou 10 gols no campeonato uruguaio.
Entre as perdas, as mais relevantes foram o atacante Robin Ramírez para o Pumas do México e de Joe Bizerra, zagueiro para o Atlante também do México, no mais alguns jogadores emprestados como Lichetweis para o Tolima e Cristaldo para o Nacional, além de outras saídas de reservas como Luís Cacéres volante(não é aquele da seleção que está no Flamengo) para o Vitória e Bareiro zagueiro que foi para o Deportivo Cali.
Entre os destaques  além de Guiñazu e se não for embora Erguren, estão o bom goleiro uruguaio Muñoz, o meia  e volante Aquino de 33 anos e que marcou seis gols na liga nacional em 2012, e na frente Nuñez atacante veloz e habilidoso que há várias temporadas está no clube.

A equipe base(4-4-2): Muñoz, Moreira, Pedro Benítez, Banegas, Samudio, Romero, Aquino, Guiñazu, Mendieta, Nuñez(Gamarra), Velasquéz
Téc: Rubén Israel.
El campeón Libertad jugará el sábado.
Clube é o atual campeão paraguaio (Foto: Andrés Cristaldo/ABC Color).
Curiosidades:
O Libertad é o time do coração do presidente da Comenbol, Nicolas Leoz e o estádio do clube, leva o seu nome.
O volante Guiñazu virou uma espécie de amuleto para os torcedores, com a volta do argentino, se espera que a melhor campanha do Libertad na Libertadores em 2006, se repita ou quem sabe seja superada.
O Clube tem  um título da segunda divisão nacional em 2000, dois torneios da república e 15 títulos nacionais, sete conquistados nos últimos 11 anos, o que mostra a força recente do clube nas competições no Paraguai.

Estádio:No acanhado, mas organizado Nicolas Leoz, o Libertad costuma dar calor nos rivais, são apenas 15.000 lugares e cheio se torna uma pequena, mas forte panela de pressão.
(Foto: www.abccolor.py).

Sporting Cristal
SPORTING CRISTAL(PER)
                                                         
                                                             
Tradicional clube peruano, o Cristal volta a Libertadores em grande estilo, após alguns anos de ausência a equipe de los Cerveceros, vem forte para quem sabe honrar o combalido futebol peruano. O clube já foi vice campeão da América em 1997, quando perdeu na final para o Cruzeiro.
Atual campeão em seu país e treinado pelo técnico Roberto Mosquera, o clube conta com sua torcida celeste para pressionar os rivais,  que em troca esperam uma boa campanha sobre tudo pelo atual momento e futebol do clube. Que terminou 2012 atropelando os rivais e dando show de bom futebol com muito toque de bola e chegadas agudas em velocidade e iniciou 2013 em grande estilo batendo o  tradicional Danúbio do Uruguai no Peru por 6 á 1.
Destacado como a melhor equipe tecnicamente do grupo 2, por Gilson Kleina, o clube peruano sabe das dificuldades, mas acredita não só em uma classificação, mas em uma grande campanha na Libertadores 2013.
Embora muita confiança, a equipe terá de driblar a perda de bons valores, como o lateral esquerdo Yotún emprestado ao Vasco da Gama e meia e lateral Advincúla, vendido ao Hoffenhein da Alemanha, além disso outros reservas foram dispensados. Algumas contratações foram fechadas até agora,  as mais relevantes são o lateral direito ou zagueiro pela direita, da seleção peruana, Revoredo de 26 anos, o atacante uruguaio Ramírez ex-Nacional e o zagueiro Quina que estava no Juan Aurich.
Sporting Cristal goleó al Danubio en su presentación. Foto: Jesús Saucedo.
Time forte e unido para chegar longe nesta Libertadores (Foto:El Bocón).
Time base(4-4-2): Araújo, Revoredo, Quina, Delgado, Alvaréz, Chiroque, Cazulo, Lobaton, Valverde, Avila, Roos(Ramírez).
Téc: Roberto Mosquera.

Curiosidades: A equipe do Sporting Cristal tem 16 títulos peruanos em sua história além de 3 aperturas e dois clausuras do país.
O clube tem uma das mais fanáticas torcidas do país, conhecida como Extremo Celeste, a torcida empurra e muito "Los Cerveceros" pra cima dos rivais no acanhado estádio José Martin Porres de 18.000 lugares ou no estádio nacional José Diaz que tem capacidade para 60.000 pessoas.
O Clube tem este apelido de "Los Cerveceros", pois nasceu dentro da cervejaria Backus e Jonstons em Lima no ano de 1955. O clube já nasceu campeão, brincam os jornalistas peruanos, pois em seu primeiro campeonato no ano de 1956, se sagrou campeão nacional, batendo rivais mais fortes como Universitário e Alianza Lima, duas das maiores equipes do país até hoje.

Estádios: Acanhado Martin Porres, para 18.000 pessoas, mais um caldeirão nesta Libertadores.
Estadio Alberto Gallardo, Lima

Estádio nacional José Díaz, para 60.000 pessoas onde o clube atua em grandes jogos


Tigre
TIGRE(ARG)
A equipe argentina, ficou muito conhecida no Brasil e no mundo, após o lamentável incidente ocorrido no estádio do Morumbi, onde após grande confusão com os seguranças do São Paulo os jogadores resolveram não voltar a campo e perder sem jogar o segundo tempo da grande decisão da Copa Sul Americana.
O acontecido é passado, a vida segue e o Tigre agora foca apenas a Libertadores, após superar o Deportivo Anzoateguí da Venezuela, o time encara o grupo 2, que conta com Palmeiras, Libertad e Sporting Cristal.
A pequena equipe argentina é outra que vem crescendo a exemplo do Libertad em seu país, foram três vices campeonatos nos últimas anos 2007,2008,2012 e seis vezes campeão da segunda divisão argentina. E por ser o melhor argentino na última Copa Sul Americana o Tigre está na Libertadores de 2013.
Com a base do ano anterior, Nestor Gorosito acredita na possibilidade de sucesso, embora tenha ficado impaciente com a falta de reforços do El Matador de Victória. Mesmo assim para alívio do treinador, dois reforços chegaram para melhorar a equipe azul e vermelha.
O lateral e meia direita Peñalba do Argentinos Juniors e o meia Sebastian Rusculleda do Deportivo Quito, além de ter mantido o craque do time o jovem Rubem Botta de apenas 23 anos, um meia direito de muita qualidade, que chega a atuar como ponta direita se necessário e já atuou na Europa, mas sem grande destaque.
Riquelme ainda é um sonho distante, pois o meia argentino já sinalizou com a possibilidade de voltar ao Boca Juniors, pouco tempo depois de ter afirmado não ter mais futebol para vestir a camisa xeneziense, mas com o sem Riquelme, o Tigre promete dar muito trabalho jogando um futebol de muita força física, as vezes violento e de bolas paradas.
Román con la 10 del Matador. Ya la tiene reservada...
Tigre ainda tem esperança de contar com Riquelme para 2013 (Foto:Diário Olé).

Time Base(3-5-2): Garcia, Paparato(Donati), Etchevérria,Orban, Peñalba, Ferreira Galmarini, Rusculleda, Botta, Peréz(Maggiolo), Santander
Téc: Nestor Gorosito

Curiosidades: O Tigre é o time de infância de Riquelme, que nasceu nos arredores de Victória, mas nem mesmo isso fez com que o grande camisa 10 argentino por enquanto aceitasse a oferta do clube. Além dele Dario Conca meia de muito sucesso no Brasil também é torcedor do clube.
A equipe nunca conquistou um título argentino e estréia na Copa Libertadores.

Estádio: José Dellagiovana com capacidade para 26.282 pessoas que se transforma em um grande caldeirão quanto o Tigre lá encara seus rivais.
Estadio José Dellagiovanna, San Fernando, Provincia de Buenos Aires
(Foto: Site Club Tigre Oficial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário