sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Olha tático: São Paulo

O Blog Arquibancada Tática traz para você uma análise tática do que aconteceu até aqui nos principais times paulistas.
Hoje como destaque temos o São Paulo, comandado por Ney Franco, a equipe tricolor ainda não superou a perda de Lucas para o Psg, busca ainda um substituto para o craque e um esquema de jogo que torne mais uma vez o tricolor vencedor.
Ney Franco quebra a cabeça para montar nova equipe tricolor (Foto:UOL).
Vamos então as análises: A equipe começou o ano no 4-2-3-1 com Jadson aberto na direita e Ganso centralizado, mas após uma apagada partida diante do Mirassol, Ney quis mudar e contra o Bolívar tirou Ganso e colocou Aloísio, justificando a presença área do atacante como ferramenta para furar o bloqueio boliviano, deu certo, 5 á 0 São Paulo e um belo futebol.
Ney não acreditou na formação, tirou Aloísio e começou a testar Douglas, Cañete, Ademilson todos na ponta direita, com Jadson centralizado e Ganso no banco. Mais uma vez optou por Douglas que não foi bem  na primeira etapa diante do Galo na Libertadores. No segundo tempo daquele jogo, sacou Paulo Miranda colocou Douglas na lateral e viu o time crescer com Aloísio novamente na frente.
Apesar de mais uma boa atuação o atacante são paulino, ainda não convenceu Ney que pode fazer a função aberto, curiosamente onde melhor rendeu, afinal como centroavante fixo jogou mal contra a Ponte Preta e apesar do gol deixou a desejar diante do Guarani.
No último jogo diante do São Caetano Ney optou por nova mudança, talvez forçada, já que Paulo Miranda está fora por contusão por mais de um mês, e colocou Douglas na direita Ganso e Maicon no meio tirando Wellington, com um 4-4-2 com apenas um volante, a equipe perdeu em marcação, mas ganhou em posse de bola e criatividade, já quando Welligton entrou, e a equipe parou de sofrer com os ataques rivais e ganhou em pegada, dando liberdade a Jadson, Ganso e aos laterais.
Em minha opinião com Douglas e Cortez, que são bons no apoio,o time ganha em jogadas no lados de campo, mas Maicon não marca tão bem, é meia que pode até quebrar um galho de volante, mas não tem a pegada para cobrir um lateral e proteger a defesa, por isso escolheria manter a dupla de volantes do ano passado. 
O 4-4-2 é interessante ainda mais enquanto Wallyson, que pode fazer a função de Lucas, se recupera de lesão.Com o novo esquema a equipe ganha em criatividade e não perde em marcação se jogar com dois volantes Denílson e Welington, ou Maicon mostrar que pode marcar, aí sim o 4-4-2 tricolor será forte e capaz de fazer o time vencedor e quem sabe mais uma vez ganhar a América e o mundo.
Peça fundamental em 2012 para arrancada tricolor, Welligton agora briga por posição com Maicon no 4-4-2 de Ney Franco (Foto:UOL).
Opções que Ney testou: (4-2-3-1) Com Jadson aberto na direita com Ganso centralizado.Com Douglas atacando como ponta e voltando como meia e Jadson centralizado. Com Cañete na direita e Jadson centralizado. E o que mais rendeu em campo, Aloísio na ponta direita e Jadson centralizado.Ainda pode tentar este esquema com Wallyson que se recupera de contusão.

4-4-2 Com Ganso e Jadson como meias e Maicon vindo de trás tendo de recompor como volante ao lado de Denílson ou Welligton, esquema esse que bateu o Corinthians na última rodada do brasileirão de 2012. Jogou também com dois volantes, como na segunda etapa frente ao São Caetano, com Welligton e Denílson na proteção da defesa e dando liberdade aos meias Ganso e Jadson e aos laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário