Porto atropela frágil rival em casa e assume pelo saldo liderança da Liga Sagres.
Olhar tático: Duelo de opostos, um 4-2-3-1 ofensivo o Porto contou com as chegadas dos laterais como auxiliares dos pontas e tendo Lucho e Moutinho sempre chegando para atacar trocando passes e envolvendo a marcação do rival.
O Gil Vicente atuou num 4-5-1, mas que na prática não funcionou, deu muito espaço para os toques do Porto e pelos lados, tanto Éder Sciola, quanto Luis Carlos, foram engolidos pelos alas e pontas do Porto.
O jogo: O Porto começou com tudo, marcando na saída de bola e buscando sempre os lados do campo, usando os laterais como auxiliares dos pontas, Varela na direita e Defour na esquerda.
Logo aos dois minutos a blitz funcionou em boa jogada, Danilo invadiu a área tirou três marcadores, na velocidade e na ginga e tocou na saída do goleiro Adriano, 1 á 0 Porto. Com um a zero e muito espaço apesar da linha de cinco homens no meio tentando proteger a defesa do Gil Vicente o Porto chegou em escanteio.A bola sobrou para Otamendi que ajeitou de perna direita e bateu para área, a bola desviou em Vitor Vinha e entrou nas redes de Adriano , 2 á 0 Porto.
Em novo cruzamento agora em falta, Martínez desviou de cabeça para fora assustando novamente o goleiro brasileiro do Gil Vicente.Sem saída de bola e errando passes o Vicente observava o Porto passear em meio a seus marcadores, em tabelas rápidas e envolventes sempre pelo lado do campo.
Com 30 minutos Varela aproveitou a saída errada do lateral e bateu de longe para boa defesa de Adriano. E no minuto 39, Defour em bela cavadinha colocou Jackson Martínez na cara de Adriano, mas dessa vez o goleiro saiu bem, afastando o perigo do gol vermelho e azul.
Fim de passeio no primeiro tempo e restava ao Gil Vicente o consolo de estar perdendo apenas de 2 á 0 num jogo onde só o dono da casa jogou, tendo mais de 80% de posse de bola.
Varela marcou para o Porto em vitória fácil do Estádio do Dragão (foto:Zerozero.pt). |
Com 51 minutos Brito que acabará de entrar recebeu livre na bobeira da zaga e bateu no suporte que segura as redes por trás do gol, assustando o goleiro Heltón, era a primeira chegada com perigo dos visitantes no jogo.
Em velocidade, Defour recebeu tirou a marcação de Edér Sciola e bateu com categoria sem chance para Adriano, 3 á 0 Porto aos 53 minutos. Com o terceiro gol a equipe do Gil Vicente voltou a cair de novo no jogo, errando tudo que tentava e sendo engolida pelos toques envolventes do ataque azul.
Claúdio em dura entrada foi expulso no minuto 61 e daí em diante o Porto administrou o jogo e aumentou o placar.
74 minutos e Castro que substituiu Alex Sandro levantou na área e livre Varela desviou para as redes, 4 á 0 Porto, aos 79 Moutinho recebeu de Danilo ajeitou e bateu com categoria, Adriano espalmou bem a escanteio.
Varela saiu e deu lugar a mais um brasileiro, Sebá que entrou bem movimentando e buscando espaços e já no fim do jogo, deu linda enfiada de bola para Jackson Martínez, apagado em campo o colombiano não bobeou e mandou de chapa para o gol, 5 á 0 Porto e liderança retomada no saldo de gols sobre o rival Benfica.
Agora o Porto encara o Guimarães fora enquanto o Gil Vicente na luta contra o descenso jogo contra o Marítimo em casa
Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Fernando, Moutinho,Lucho Gonzaléz, Defour, Varela, Martínez.
Téc: Vitor Pereira
Gil Vicente:Adriano, Peixoto, Vitor Vinha(Valdinho), Alisson, Cláudio, Éder Sciola, Luis Martins, Paulo Jorge, André Cunha, Luis Manoel, Hugo Vieira.
Téc: Paulo Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário