sábado, 6 de agosto de 2016

Guia do Campeonato Escocês 2016-2017

Neste sábado, 6 de agosto, a Scottish Premier League deu início a sua temporada 2016-2017 que marca o retorno de um dos maiores clássicos do mundo, o The World Firm. Com a volta do gigante Rangers, a primeira divisão escocesa terá novamente o brilho deste clássico.

E entre as novidades da dupla Celtic e Rangers, para este certame, aparecem nomes como Kolo Touré, zagueiro marfinense ex-Liverpool, o atacante Dembélé ex-Fulham e o técnico Brendan Rogers (ex-Liverpool) pelo lado verde e branco. No lado azul, o polêmico volante Joe Barton ex-Burnley ING, o meia croata Niko Kranjcar ex-New York Cosmos EUA, com passagem pelo Tottenham e QPR, são os destaques sendo estes também os principais reforços da liga para esta temporada. 

Regulamento: A liga escocesa tem 12 clubes que se enfrentam em três turnos, após esta fase, são divididos em dois blocos de seis clubes. Os seis primeiros vão para o top six e os restantes disputam as últimas colocações em confrontos, todos contra todos, dentro destas chaves (totalizando 38 rodadas ao fim do campeonato). A pontuação da primeira fase segue normalmente. Apenas o campeão vai para a Champions, o vice-campeão e o terceiro colocado vão para a Liga Europa. O último lugar é rebaixado de forma direta e o penúltimo disputa a repescagem com o vencedor dos playoffs da segunda divisão.

Curiosidades: Dois brasileiros atuam na liga. O atacante Alessandro D’Akol paulistano que iniciou sua carreira no Comercial de Ribeirão Preto e atuou por cinco temporadas no futebol grego. E o zagueiro Igor Rossi campineiro revelado pelo Internacional e com passagens pelo futebol português.

As maiores sequências de conquistas foram da dupla Rangers e Celtic. Entre a temporada 1965-1966 a 1973-1974 o Celtic faturou nove títulos seguidos, o Rangers repetiu o feito nas temporadas 1988-1989 a 1996-97. Atualmente o Celtic é pentacampeão escocês.

A última vez que um clube fora da dupla de gigantes faturou a taça foi na temporada de 1984-1985 com o Aberdeen FC de Sr. Alex Ferguson. Além dele apenas Dumbarton, Heart, Third Lanark (já extinto), Hibernian, Motherwell, Dundee FC, Kilmarnock e Dundee United interromperam a hegemonia da dupla de Glasgow.

Celtic FC
Cidade: Glasgow
Estádio: Celtic Park (65.000)
Fundação: 1888
Títulos: 47 nacionais, 36 Copas da Escócia, oito vezes campeão da Copa da Liga, um título da Champions League (1966-1967).

Com a bola no chão e olhar na Europa

Sob o comando de Brendan Rogers, Celtic quer voltar a ser protagonista na Europa

A temporada 2016-2017 para o atual pentacampeão escocês marca o início de uma nova era no clube. Com a ideia de um futebol mais atraente e melhores resultados nas competições europeias o Celtic inicia esta jornada, sob o comando de Brendan Rogers, com este grande desafio. Após a rotina de cinco títulos nacionais seguidos, apesar da volta do grande rival Rangers a primeira divisão, um dos grandes objetivos do clube é chegar ao menos na fase de grupos da Champions.

A base do ano passado foi mantida, poucas saídas como a de Stoke para o Blackburn e Seferovic para o Getafe (ambos atacantes), mas os principais nomes como Rogic, Forrest e Griffiths seguem no clube. Entre os reforços a maior contratação é do atacante francês Dembélé que chega com status de craque após excelente passagem no Fulham, na segunda divisão inglesa, e do experiente zagueiro marfinense Kolo Touré ex-City e Liverpool. Além do empréstimo de Patrick Roberts, atacante, de apenas 19 anos do Manchester City e do meia norueguês Ajer do Start (NOR).

Com Brendan Rogers a tentativa é de manter o protagonismo nacional e ampliá-lo ao continente para voltar a fazer bonito em nível europeu. Bola no chão, time rápido, jovem e futebol ofensivo são as principais características deste treinador que após sucesso no galês Swansea, foi mal no Liverpool cedendo lugar a Kloop.  Até aqui foram quatro jogos oficiais nas fases pré-eliminares da Champions (duas vitórias, um empate e uma derrota) e dois amistosos frente ao Leicester (1 a 1) e Barcelona (3 a 1 para os catalães). Pouco futebol, mas um promissor desenho de jogo que pretende recolocar o Celtic nas primeiras prateleiras europeias.

Time base: Gordon, Lustig, Ambrose (Kolo Touré), O´Connell, Tierney, Bitton, Rogic, Brown, Forrest, Griffhiths, Dembélé.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rangers FC
Cidade: Glasgow
Estádio: Inbrox Stadium 45.000 pessoas
Fundação: 1873
Títulos: 53 títulos nacionais, 33 Copas da Escócia e 20 Copas da Liga, um título da segunda, terceira e quarta divisão nacional além de uma Copa Challenge.

Para recuperar o prestígio

Novo-velho Rangers FC aposta em nomes experientes e força da camisa para voltar ao topo escocês

Após anos de reconstrução, e participações nas divisões inferiores do país, o gigante Rangers volta para o seu lugar, onde poderá enfim duelar pela taça com seu eterno rival Celtic. E para voltar bem, a equipe aposta na base do time que subiu, aliada a alguns veteranos que chegam. As maiores novidades são o polêmico volante inglês Joe Barton ex-Burnley, o meia croata Niko Kranjcar que estava no New York Cosmos (EUA) , além dos jovens Zezalem meia do Arsenal e o atacante ganês Dodoo que vem do campeão inglês Leicester City.

A equipe sabe que não terá vida fácil no retorno a primeira divisão, mas a expectativa segundo a diretoria é brigar no topo e quem sabe voltar, sob o peso da camisa, a vencer a primeira divisão, algo que aconteceu pela última vez no ano de  2010-2011.

O técnico Mark Warburton que subiu a equipe com título segue no comando e aposta na força do elenco montado para superar o favorito Celtic. Além do título, voltar a Europa é outra meta do clube que promete ainda mais contratações para o início da competição. Um dos sonhos de consumo é o experiente atacante holandês Robin Van Persie.

Time base: Foderingham, Tavernier, Wallace, Kiernan, Wilson, Wallace, Barton, Haliday, Kranjcar, Forrester, Waghon e MC Kay.
Téc: M. Warburton.  
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aberdeen FC
Cidade: Aberdeen
Estádio: Pittodrie (20.961)
Fundação: 1903
Títulos: Quatro títulos escoceses (1984/1985), (1983/1984), (1979/1980), (1954/1955), Cinco vezes campeão da Copa da Liga (2013/2014), (1995/1996), (1989/1990), (1985/1986), (1976/1977). Sete vezes campeão da Copa da Escócia (1989/1990), (1985/1986), (1983/1984), (1982/1983), (1981/1982), (1969/1970), (1946/1947), 1 Supercopa Européia (1983 e 1984).

Para se manter na briga

Reds prometem empenho dobrado para lutar pelo caneco, mesmo após retorno do Rangers

Manter o elenco e trazer contratações pontuais, assim o Aberdeen FC encarou a pré-temporada para a disputa da liga escocesa e das fases pré-eliminares da Europa League. A manutenção do centroavante irlandês Adam Rooney e dos meias MC Ginn e Roy Jack são consideradas grandes contratações para o clube. Em relação a reforços os principais nomes são para o gol, o experiente Neil Alexander ex-Rangers e Joe Lewis ex-Cardiff City.

O treinador Derek MC Innes vai para sua quarta temporada no comando do clube que após o rebaixamento do Rangers, passou a ser o principal rival do Celtic, conquistando duas vezes o vice-campeonato nacional. Com a volta do gigante azul, a ideia é manter a produtividade e incomodar os grandes, assim como em 1984-85 quando sob o comando de Sr. Alex Ferguson levantou o caneco nacional.

O começo da temporada não é muito animador, em dois jogos frente ao letão Ventspils, duas vitórias (3 a 0 e 1 a 0) e a eliminação para o Maribor ESL (1 a 1 em casa e 1 a 0 fora), sendo eliminado na fase pré-eliminatória da Europa League. A estréia na liga escocesa será no sábado (7) frente ao St. Jonhstone fora de casa.

Time base: Lewis, Considine, Reynolds, Logan, Shinnie, Taylor, Hayes, Jack, MC Ginn, MC Lean (Stockley) e Rooney.
Téc: Derek MC Innes
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Heart of Midlation
Cidade: Edinburg
Estádio: Tynecaslte (17.420)
Fundação: 1874
Títulos: Quatro vezes campeão nacional (1959-60), (57-58), (1896-1897) e (1894 e 1895). Duas vezes campeão da segunda divisão, oito vezes campeão Copa da Escócia (2011-2012), (2005-2006), (1997-1998), (1955-1956), (1905-1906), (1900-1901), (1895-1896) e (1890-1891).

Foco na Europa

Heart tentará manter boa campanha da última temporada

Uma das forças da liga escocesa, o Heart tenta nesta temporada se firmar novamente no cenário nacional. Após um grave crise financeira que gerou o rebaixamento da equipe, a volta foi em grande estilo na temporada passada, com a terceira colocação e a vaga nas fases pré-eliminares da Europa League. A equipe, porém decepcionou e perdeu a primeira etapa da competição para o Birkirkara de Malta.

A principal contratação do clube foi para o ataque. O irlandês Commons ex-Derby Country veio para comandar a ofensiva bordô. Além dele, outras contratações como o goleiro sueco Noring, o zagueiro marroquino Rherras e o jovem atacante búlgaro Todorov completam a lista de reforços. Outro destaque do elenco é o zagueiro brasileiro Igor Rossi, um dos poucos tupiniquins a atuarem na Scottish Premier League.

O treinador Robbie Neilson, desde 2014 no clube, espera manter seu projeto de reconstrução. Sem grandes condições financeiras, especialmente para brigar com os gigantes, a meta é tentar novamente conquistar uma vaga nas fases pré-eliminares da Europa League.

Time Base: Hamilton, Rossi, Ozturk, Paterson, Rherras, Smith, Djoum, Babuen,Walker, Nicholson e Sammon.
Téc: R. Neilson.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hamilton Academical
Cidade: Hamilton
Estádio: New Douglas Park (5.300).
Fundação: 1874
Títulos: Quatro vezes campeão da segunda divisão nacional e uma vez campeão da terceira divisão.

Devagar e sempre

Sem criar grandes expectativas e se apoiando na base Academical quer evitar sustos

Baixo orçamento, pouca torcida, mas muito planejamento assim o Hamilton Academical vai surpreendendo na primeira divisão escocesa, desde que retornou em 2014 são duas temporadas na luta pela manutenção na elite. Ano passado, porém o susto foi maior. A décima colocação, cinco pontos apenas a frente do Kilmarmock que se safou do descendo apenas na repescagem.

A maior contratação deste ano é o meia italiano Donati ex-Bari e com passagem pelo Celtic e Palermo da Itália. Além dele, o goleiro Remi Matthews ex-Norwich City (ING) chega para jogar. O jovem treinador Martin Canning segue com um elenco de baixa média de idade (23 anos), formado especialmente por alguns atletas da base como o meia Docherty e o atacante Brophy.

Na estréia uma pedreira fora de casa, a equipe enfrenta o Rangers que retorna a primeira divisão após cinco temporadas nas divisões inferiores. Assim como o Heart a equipe conta com um brasileiro, o atacante Alexandre D’Akol de 30 anos revelado pelo Comercial e que fez sua carreira no futebol grego.

Time base: Matthews, Gilespie, Sarris, Devlin, Kurankis, Imrie, Donati, Docherty, Crawford, Longridge e D’Akol.
Téc: M.Canning.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
St. Jonhstone
Cidade: Perth
Estádio: MCDiarmid Park
Fundação: 1884
Títulos: Copa da Escócia (2013-2014), Copa Challenge (2007-2008) e sete vezes campeão da segunda divisão escocesa.

Para manter a regularidade

Jonhstone aposta na base experiente de equipe

Nas últimas quatro temporadas, com um baixo orçamento e a base de elenco mantida, a equipe do St. Jonhstone alcançou a quarta colocação se impondo como uma das forças da liga escocesa. Neste ano a receita será a mesma, sem grandes investimentos, a equipe manteve seus principais jogadores e trouxe alguns reforços pontuais para tentar manter o padrão de bons resultados.

Comandado por Tommy Wright, pela quinta temporada (em uma foi auxiliar), a equipe trouxe o meia norte irlandês Paton ex-Dundee United como a principal contratação da temporada. No mais, reforços vindos da segunda divisão sem grande destaque. A manutenção da espinha dorsal experiente como Murray Davidson, Chris Millar, Liam Criag e Danny Swanson traz tranquilidade ao comandante que espera ao menos manter o clube no top six da liga.

Além do campeonato escocês a equipe tentará novamente, assim como em 2013-2014, surpreender seus rivais e conquistar as copas nacionais da liga e da Escócia. A estréia do St.Jonh no campeonato será frente ao Aberdeen FC em casa no dia 06 de agosto.

Time base: Mannus, Shaughnessy, Anderson, Scobbie, Easton, Craig, Swanson, Millar, Alston, MacLean, Cummins.
Téc: T.Wright
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motherwell
Cidade: Motherwell
Estádio: Fir Park Stadium (13.742)
Fundação: 1886
Títulos: Campeão da primeira divisão (1931-1932), quatro vezes campeão da segunda divisão, Copa da Liga (2004-2005) e duas vezes campeão da Copa da Escócia (90-91 e 51 e 52).

Sonho europeu e aposta na experiência

Thell sonha com a Europa

O Motherwell FC equipe tradicional do futebol escocês chega a edição 2016-2017 em busca de 
melhorar a performance da última temporada. E para isso manteve sua espinha dorsal experiente com atletas de qualidade que prometem fazer a equipe surpreender na edição deste ano.

Steven MCManus e Hammel zagueiros, Ainsworth meia e Scot McDonald atacante formam a base experiente que promete dar trabalho aos gigantes Celtic e Rangers além da terceira força Aberdeen FC. Entre os reforços Lee Lucas meia do Swansea e o atacante Jacob Blyth do Leicester City são os destaques.

O Motherwell chega a segunda temporada comandado por McGhee e mesmo sabendo das dificuldades, vislumbra uma vaga na Liga Europa, mas para isso terá de superar rivais pesados como Rangers, Celtic, Heart, Aberdeen e St.Jonhstone na edição 2016-2017.

Time base: Samson, MCMnaus, Hammel, Tait, MC Hugh, Lasley, Ainsworth, Jonhson, Lucas, Henegan, Moult.
Téc: MC Ghee
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------=-
Kilmarnock
Cidade: Kilmarnock
Estádio: Rugby Stadium (18.128 pessoas).
Fundação: 1869
Títulos: Campeão da primeira divisão (1964-1965), Campeão da segunda divisão, 3 vezes campeão da Copa da Escócia (96-97, 28-29 e 19-20) e uma Copa da Liga (2011-2012).

Pela volta da tranquilidade ao Rugby Park

Meta do clube é voltar ao top six e não passar sustos

Após péssima temporada, se safando do rebaixamento apenas na repescagem, o Kilmarnock reformou todo seu elenco e sonha com dias mais tranquilos, onde possa lutar pela parte de cima da tabela. O técnico Lee Clark responsável por salvar o time, assumiu em fevereiro 2016, tentará fazer com que o clube volte ao menos a lutar pelo top six, algo que não acontece desde a temporada de 2010-2011.

13 jogadores saíram e 15 reforços chegaram a maioria deles da Inglaterra e com baixa média de idade. Destaque para o meia Martin Smith do Sunderland, Jamie Cobain do Newscaslte, Joshua Webb zagueiro, Jordan Jones o norte irlandês do Middlesbrough e Oliver Davies goleiro do Swansea. Todos jogadores jovens que se encaixam na filosofia do treinador do clube.

Apesar da trajetória atual, sem grande sucesso o Kilmarnock é um dos clubes mais tradicionais do futebol escocês. Tendo sido campeão da liga em 1964-1965 e representando o país em competições intercontinentais. Voltar a estes tempos de glória será difícil, mais ao menos brigar por uma vaga no top six é um dos objetivos altos do clube para a atual temporada.

Time base: Davies, Webb, Boyle, Addison, Smith, Dicker, Mc Kenzie, Martin Smith, Jones, Magennis, Coulibaly.
Téc: L.Clarck. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ross Country
Cidade: Dingwal
Estádio: Victoria Park Stadium (6.310 pessoas).
Fundação: 1929
Títulos: Copa da Liga (2015-2016), 1 título da segunda, terceira e quarta divisão, Copa Challenge.

Não cair é lucro para os Staggies

Com baixo orçamento Ross visa manutenção na elite

O modesto clube da cidade de Dingwal inicia mais uma temporada escocesa com o mesmo objetivo. Sem grandes condições de investimentos e com um time baseado na aplicação tática a equipe do Ross Country tentará se manter, por mais uma temporada, na primeira divisão nacional.

Entre as contratações destaque para os zagueiros, o holandês Van Der Weg do Nac Breda, Erik Cikos eslovaco ex- Slovan Brastilava (ESL) e o escocês Jay McEveley ex-Sheffield United (ING), além do meia francês Chris Routis ex-Bradford City (ING). Em contrapartida a equipe perdeu o meia Murdoch que decidiu atuar no Dundee United, rebaixado para a segunda divisão na última temporada.

Comandado desde setembro de 2014 pelo técnico Jim MC Intyre a meta segue a mesma, tentar beliscar uma participação positiva nas copas nacionais e quem sabe surpreender na liga conquistando uma colocação acima da zona de rebaixamento que será comemorada pela torcida.

Time base: MC Carey, Quinn, Davies, MC Eveley, Schalk, Routis, Gardyne, Woods, Van Der Weg, Boyce e Graham.
Téc: Jim MC Intyre
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inverness CT
Cidade: Inverness
Estádio: Tulloch Caledonian (7.800)
Fundação: 1994
Títulos: Uma Copa da Escócia (2014-2015) e uma Copa Liga (2013-2014), 2 títulos da segunda divisão e um da terceira divisão.1 Scottish Challenge Cup.

Caçula escocês quer surpreender novamente

Equipe mais jovem da liga escocesa tenta manter sequência de boas colocações nos últimos anos

Fundado em 1994 em uma liga onde vários, ou a maioria, dos clubes foram criados no século 19 ou início do século 20, o Inverness CT vem conquistando espaço e fazendo boas campanhas no campeonato nacional, especialmente nos últimas temporadas sem a presença do gigante azul de Glasgow, o Rangers.

Para esta temporada 2016-2017, a equipe comandada pelo treinador irlandês Richie Foran, que assumiu em março deste ano, aposta em jogadores de peso. Como o zagueiro MCNauhgton ex-Wigan e com passagem por Bolton e Cardiff City e jovens como o meia Mulraney ex-QPR (ING), o também meia Billy King ex-Hearts e o inglês Danny Willians ex-Dundee FC.

Com orçamento razoável o objetivo como descrito no título deste texto é surpreender novamente na liga, a fim de incomodar os gigantes Celtic e Rangers e os tradicionais Heart e Aberdeen FC. O caçula atrevido inicia sua jornada no dia 6 de agosto frente ao Partick Thistle, fora de casa.

Time base: MCKay, Raven, McNaughton, Warren, Tremaco, Tansey, Polworth, Mulraney, King, Vigurs e Boden.
Téc: R.Foran
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Partick Thistle
Cidade: Glasgow
Estádio: Firhill (10.887)
Fundação: 1874
Títulos: 6 vezes campeão da segunda divisão, campeão da terceira divisão, Copa da Escócia (1920-1921) e Copa Challenge.

Primo pobre de Glasgow busca manutenção na elite

A sombra dos gigantes da cidade, Thistle tentará ao menos se manter na elite escocesa

Desde seu retorno a primeira divisão, em 2013-2014, a equipe não alcançou o top six em nenhuma das temporadas terminando sempre abaixo da sexta colocação, lutando contra o rebaixamento. E esta parece ser novamente a realidade do Partick Thistle que não se decepcionará em caso de apenas conquistar a permanência na primeira divisão.

A equipe aposta em alguns reforços pontuais, mas conta mesmo com a continuidade dos principais jogadores como Mathias Pogba atacante, irmão de Paul Pogba, e o meia-atacante inglês Amoo, destaques no início de temporada, pelas fases pré-eliminares da Copa da liga. Entre os reforços nomes sem grande peso como o meia Erskine ex-Dundee United e o inglês Adebayo Azzez ex-AFC Wimbledon (ING).

O comando técnico é de Allan Archibald escocês de apenas 38 anos que subiu com a equipe e desde então mantém seu projeto, deixando o clube na primeira divisão nacional. Sonhar com o top six para os “Jaghs” pode até não ser utopia, mas todos no clube fazem questão de manter o pé no chão e buscar o primeiro objetivo, a manutenção na elite.

Time base: Cerny, Gordon, Lindsay, Devine, Booth, Wilson, Welsh, Erskine, Edwards, Lawless e Doolan. 
Téc: Allan Archibald
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dundee FC
Cidade: Dundee
Estádio: Dens Park (10.531)
Fundação: 1893
Títulos: Campeão nacional (1961-1962), 5 títulos da segundona, 1 Copa escocesa (1909), 1  Copa da Liga (1973 e 1974) e uma Copa Challenge.

Para honrar a terra

Após anos de segundona e sucesso do rival United, Dundee terá a honra de representar sozinho sua cidade na primeira divisão

Uma espécie de irmão bastardo, assim o Dundee FC viveu nos últimos anos a sombra do Dundee United, além das boas campanhas do rival o clube azul amargava ainda a segunda divisão, motivo de piada entre os torcedores. Nesta temporada, porém tudo mudou o Dundee United caiu, o Dundee FC se manteve na elite e agora terá a honra de representar a cidade na liga.

E para isso trouxe contratações como o atacante norte irlandês Michel Duffy que vem emprestado pelo Celtic, o zagueiro Andrew Black que voltou de empréstimo do Forfar Athletic e o também jovem O´Hara que chega do Kilmarnock. A aposta, porém será na sequência do trabalho do treinador e ex-meia escocês Paul Hartley.

A espinha dorsal do ano passado se mantém com nomes como O´Dea zagueiro ex-Celtic, Willians meia e Loy atacante. Mas a média de idade é baixa, 23 anos apenas, e a meta para o clube neste ano é manter-se sem sustos na primeira divisão e o que vier além disso será lucro.

Time base: Bain, Kerr, Etxabeguren, O´Dea, Holt, Willians, Mc Gowan, Vicent, Stewart (Willians), Duffy e Teijsse

Téc: Paul Hartley

Nenhum comentário:

Postar um comentário