segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Primeira rodada da Liga Escocesa

Com boa média de gols e poucas surpresas futebol escocês teve seu pontapé inicial neste fim de semana

A temporada 2016-2017 da Scottish Premier League foi aberta oficialmente no último sábado (6) e domingo (7), com 14 gols em seis jogos, média de 2,3 gols por jogo, e bom aproveitamento dos visitantes. Apenas o Partick Thistle venceu sob seus domínios. Celtic, Dundee FC e Motherwell conseguiram largar bem mesmo fora de casa. O Dundee teve inclusive o artilheiro da rodada, o centroavante Loy que marcou dois gols frente ao Ross Country. Confira um resumo das partidas:

Rangers 1 x 1 Hamilton

Na volta a primeira divisão nacional, jogando em casa, o Rangers apenas empatou diante do Hamilton Academical 1 a 1. Apesar da maior posse de bola e bom volume de chances criadas, inclusive uma bola na trave, o Rangers não conseguiu superar seu rival que saiu feliz demais com o ponto conquistado.

O primeiro gol da liga neste ano foi marcado aos 30 minutos em jogada na esquerda, após cruzamento e o não corte da defesa, o meia Crawford girou, tirou da marcação e mandou para as redes, 1 a 0 Hamilton Academical. Após o gol o Rangers, com o atacante Waghon em cobrança de falta acertou a trave direita do goleiro Matthews. Os Gears buscaram o empate apenas na segunda etapa. Após boa roubada de bola de Joe Barton, H. Forrester arrancou e lançou bem para Waghon que bateu na saída do goleiro empatando o duelo no Inbrox Stadium.

Com o resultado o Rangers inicia sua caminhada com um ponto, dois atrás do principal rival Celtic. A equipe, porém sabe que não terá vida fácil neste retorno e que mais que se preocupar com o rival, será preciso organizar o time para retomar o caminho de glórias. Para o Hamilton bom começo para a equipe que tem como grande objetivo se manter na primeira divisão e para isso somar pontos fora de casa será fundamental.

Partick Thistle 2 x 0 Inverness CT

Na estréia, em casa, o Partick Thistle foi o único a vencer com apoio de sua torcida. Com gols de 
Erskine e Amoo o clube saiu na frente na liga e conseguiu uma vitória sobre um rival que tem ambições grandes nesta temporada.

Desde o início de partida, os donos da casa tomaram conta do jogo. Mais incisivos e com bola posse de bola produtiva, os Jags marcaram um gol em cada tempo e alcançaram seu objetivo que coloca a equipe entre as líderes nesta primeira rodada. O Inverness buscará a recuperação em casa diante do Ross Country. O Partick folga na rodada, em virtude do adiamento de seu jogo frente ao Celtic.

Kilmarnock 1 x 2 Motherwell

Apontado pelos comentaristas como uma possível pedra no sapato dos gigantes, ao lado do Aberdeen FC, o Motherwell alcançou uma boa vitória fora de casa frente ao Kilmarnock e garantiu os três primeiros pontos na liga.

Com maior criatividade e posse de bola a equipe mostarda abriu o placar aos 36 minutos em um golaço de cobertura do meia Ainsworth, Jonhson de cabeça ampliou no primeiro minuto do segundo tempo e garantiu a vitória do Thewell fora de casa. Smith diminuiu já no finalzinho para o Kilmarnock.

O resultado confirma a força do Motherwell que é um dos candidatos a incomodar na briga pelas primeiras colocações e reforçou o alerta para os donos da casa que após péssimo início de temporada na Copa da Liga e derrota no Escocesão, acendem o sinal vermelho para a temporada.

Ross Country 1 x 3 Dundee FC

A surpresa da rodada foi a boa exibição do Dundee FC que com grande atuação do centroavante Loy derrotou o rival fora de casa. O resultado coloca ao menos nesta primeira rodada, o Dundee FC na liderança da competição e acende um alerta ao Ross que esperava um melhor resultado frente ao rival teoricamente do seu nível em casa.

Após um início bom do Ross, a equipe do Dundee na primeira ação ofensiva em jogada pela direita abriu o placar, O’Hara cruzou na cabeça de Loy 1 a 0. No fim da primeira etapa, pênalti para os visitantes, convertido pelo centroavante Loy, artilheiro da liga, 2 a 0. Na segunda etapa com mais confiança e posse de bola objetiva, em jogada de contra golpe na direita, Duffy rolou para MCGowan que livre tocou na saída do goleiro para definir a vitória. No fim do jogo, em escanteio, Boyce bateu cruzado e Curran desviou para descontar (3 a 1).

Na próxima rodada o Ross Country visita o Inverness e tentará se recuperar na competição. O Dundee estréia em casa para delírio da torcida frente ao Rangers tendo a chance de medir seu potencial neste início de temporada.

St.Jonhstone 0 x 0 Aberdeen FC

A estréia de duas boas equipes, talvez o jogo mais equilibrado da rodada, mais não foi assim. A equipe da casa se impôs, em boa parte do jogo, e com bom futebol além de chances diversas por pouco não derrotou os Reds.

Com ao menos três chances claras criadas especialmente pelo atacante Swanson a equipe do St.Jonh deixou escapar a vitória frente a um rival direto para suas pretensões atuais que é brigar pelas primeiras colocações. O Aberdeen após a eliminação nas fases pré-eliminares da Liga Europa, leva para casa um ponto e a lição de que precisa jogar melhor, assim como fez no fim da partida onde criou algumas chances de gol.

A próxima rodada o St.Jonhstone visita outro rival de peso o Moterwhell e o Aberdeen FC recebe o Heart com apoio de sua fanática torcida que inclusive lotou o espaço destinado a mesma em Perth. Estes embates são importantes neste início de campeonato por que reúne as principais forças da competição, fora o eixo de Glasgow: Rangers e Celtic.

Heart 1 x 2 Celtic

Em partida realizada no Tynescastle Stadium o Celtic derrotou o Heart e alcançou a quarta partida seguida de invencibilidade na temporada. Com destaque para as estreias do zagueiro Kolo Touré e do atacante Scott Sinclair ex-Aston Villa, a equipe de Brendan Rodgers somou três pontos importantes fora de casa frente a um duro rival, confirmando seu favoritismo na liga.

Após excelente jogada na direita de MC Gregor, Jamie Forrester de fora da área bateu com muita categoria no canto direito de Hamilton para abrir o placar 1 a 0 Celtic. A partida seguiu difícil e equilibrada, logo na sequência o atacante Watt perdeu um gol incrível de cabeça para o Heart em frente ao gol e sozinho. Logo depois Tieney se enroscou na área com Walker, o juiz marcou pênalti e o próprio Walker bateu empatando o jogo 1 a 1. Ainda no primeiro tempo, após bela jogada de Dembéle, Griffiths bateu para o gol vencendo o goleiro, mas o brasileiro Igor Rossi em cima da linha salvou.

No segundo tempo, aos 81 minutos de jogo, porém após boa jogada de Griffiths na linha de fundo ele cruzou para Sinclair que como um centroavante definiu para redes, logo em sua estréia com a camisa celta. Na próxima rodada o Heart visita o Aberdeen FC buscando a recuperação e o Celtic terá sua partida adiada frente ao Partick Thistle por conta de sua participação nas fases pré-eliminares da Champions League.

Tabela
1 Dundee FC 3
2 Partick Thistle 3
3 Celtic 3
4 Motherwell 3
5 Rangers1
6 Hamilton Academical 1
7 Aberdeen FC 1
8 St. Jonstone 1
9 Heart 0
10 Kilmarnock 0
11 Ross Country 0
12 Inverness CT 0

2ª rodada
Dundee x Rangers
Inverness CT x Ross Country
Hamilton x Kilmarnock
Aberdeen FC x Heart
Motherwell x Saint Jonhstone
Celtic x Partick Thistle (partida adiada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário