sábado, 28 de abril de 2012

Empate amargo para os dois em Roma


Por: Luis Henrique de Sá Perles

Roma: Lobont, Rosi, Kjaer, Heinze, Taddei, Gago(Greco), Pjanic(Simplício), Marquinhos, Borini, Totti, Bojan(Tallo)
Téc: Luis Henrique
Napoli: De Santics, Fernandéz, Cannavaro, Arônica, Maggio, Gargano, Inler, Dzemaili(Pandev), Zuñiga, Hamsik, Cavani(Lavezzi)
Téc: Walter Mazzari

Visão tática: Em casa e pressionada a equipe da Roma atuou num 4-3-3 bem ofensivo com Pjanic e Marquinhos saindo pelos lados e a linha de zaga fixa que funcionou na primeira etapa, mas nem tanto na segunda. Totti saiu muito da área e o time, sem referência de Oswaldo suspenso, contava com as chegadas dos meias na área o que muitas vezes facilitou a marcação celeste.
Já o time de Mazzari veio recuado, jogou mal na primeira etapa num 4-4-2 com três volantes e dois alas que não apoiaram como deveriam, na segunda etapa a entrada de Pandev fez o time crescer, num  4-3-3 a equipe azul foi pra cima e virou o jogo mantendo a pegada no meio com seus dois ótimos volantes Gargano e Inler, mas depois cedeu o empate na jogada área. (Não deu para entender a demora  de Mazzari em por Lavezzi em campo, apesar de voltar de contusão o argentino é uma peça fundamental no ataque azul e se estava no banco em condições de jogo poderia ter entrado antes).

O jogo: Por duas vezes a Roma chegou com ele Totti, cobrando falta na ponta esquerda para área, e por duas vezes a bola passou e a zaga tirou. Aos oito minutos Zuñiga bateu forte e foi á vez da zaga romana afastar.Com 15 Taddei levantou na área e Borini desviou de bico passando perto da trave direita do goleiro De Santis.
17 minutos e Hamsik aproveitou a bobeira de Marquinho e bateu forte para defesa de Lobont, a Roma chegava mais e chegou de novo com o craque Totti, ele mandou a bomba e o goleiro soltou a bola nos pés de Gago, o volante bateu colocado para fora, perdendo a grande chance do jogo até então.
A Roma insistia e chegou com Bojan na esquerda no minuto 29 que cruzou para Marquinho mandar de cabeça por cima do gol. Mais uma vez no cruzamento agora de Rosi, Marquinho como um centroavante entrou na área e mandou para os fundo das redes,  1 á 0 Roma com 41 minutos de primeira etapa.
Saía assim, vencedor do primeiro tempo, a Roma.
Roma x Napoli - Marquinho (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Roma de Marquinho saiu vitoriosa na primeira etapa (Foto:AFP)

Segundo tempo: Mal deu para Roma curtir a vantagem, Zuñiga arriscou ápos passe de Hamsik no escanteio e da ponta esquerda mandou um balaço no canto esquerdo de Lobont, 1 á 1 Napoli. Marquinho inspirado finalizou de fora e viu a bola passar perto do gol de Santis.
Com Pandev, o Napoli cresceu de vez, aos 59 Cavani deu belo corte em Taddei e bateu para defesa de Lobont, cedendo escanteio. Na sequência o volante Inler tirou dois da marcação e finalizou de fora da área para nova defesa espalmada e esquisita de Lobont.
A pressão era azul, com os alas jogando para frente a marcação de Pjanic e Marquinho sucumbia, e pela esquerda Zuñiga deitava e rolava, o colombiano arriscou de fora e assustou o goleiro da casa e sua torcida. Um minuto depois, o outro ala Maggio pelo outro lado, saiu na cara de Lobont e foi travado pelo goleiro antes de fazer o gol da virada.
Mas com 68 minutos, Pandev  pegou a bola no contra golpe e enfiou lindo passe para Cavani que tirou Kjaer e bateu com categoria, de chapa, para marcar o gol da virada,  2 á  1 Napoli.
Cavani esulta dopo la rete del provvisorio 2-1 del Napoli. Afp
Cavani agradece a Deus o gol que virou o jogo em Roma (Foto:AFP)
A virada era mais que merecida até então, o Napoli então valorizou a bola e perdeu a intensidade no jogo o que chamou a Roma para cima. Com Simplício e Tallo na frente no lugar de Pjanic e Bojan (figuras nulas na partida), a equipe tentava chegar.
Maggio levantou linda bola, mas Pandev por um fio de cabelo não alcançou, a Roma insistia no cruzamento com Rosi, que Marquinho mandou para fora sem perigo, mas foi de um novo cruzamento agora de Tallo na esquerda, que o time romano chegou ao empate, ele levanto na área e Simplício desviou para empatar o jogo e salvar entre aspas a pele do técnico Luis Henrique, 2 á 2 Roma.
Marquinho abbraccia Simplicio, entrambi a segno contro il Napoli. Ansa
Simplício comemorou muito o gol com a esposa e filho em Roma (Foto: ANSA)
A Roma ainda se animou levantou mais bolas na área, mas acabou sem conseguir a vitória, agora resta ao time romano lamentar, as chances de lutar pela liga Europa e Champions são cada vez menores, já o Napoli lamenta o empate pois estava assumindo a terceira posição, que vale a Champions e agora terá de secar os rivais Inter, Udinese e Lazio dois últimos que se enfrentam no domingo do calcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário