sábado, 5 de novembro de 2011

Luis Henrique escala mal, substitui bem e Roma vence

Novara: Fontana; Morganella, Paci, Centurioni, Gemiti; Porcari, Marianini (Jeda), Rigoni, Mazzarini (Pinardi); Morimoto (Giorgi), Meggiorini. Tec: Attilio Tesser.
Roma: Stekelenburg; Rossi (Angel), Cassetti, Burdisso, Taddei; Gago, De Rossi, Greco (Bojan), Pjanic (Perrotta); Lamela, Osvaldo. Tec: Luis Henrique.

O time da capital vinha de derrota em casa para o Milan, já os donos da casa vinham de empate fora de casa contra o Lecce, mas em situação complicada, pois ocupam a zona de rebaixamento e carrega a ruim marca de ser o único time do cálcio a levar gol em todos os jogos disputados.
No estádio Silvio Piola e sua grama artificial, em um jogo sem criatividade dos meio campistas, quem começou melhor a partida foram os donos da casa. O Novara com seus meias marcando adiantado e seus dois atacantes bem abertos dificultando a saída de bola adversária conseguia se posicionar melhor em campo e, ficava mais no campo de ataque, mas faltava o ultimo passe, o camisa dez. Os anfitriões ainda tiveram um gol corretamente impedido, após cobrança de falta aos 18min.
Aos 21min a Roma chega pela primeira vez com profundidade ao ataque, através de boa decida do lateral direito Rossi que deixou Gemiti para trás e com um forte chute finalizou para fora.
A partir daí os visitantes ganharam a maior posse de bola mas não conseguiam assustar a zaga adversária, pelo mal posicionamento do seu meio campo e sistema de ofensivo. Na meia cancha Gago ficou preso na frente da zaga, e De Rossi ajudando a cobrir o lado direito que estava muito exposto com as constantes decidas de Rossi e a fragilidade de Cassetti como zagueiro, que estava sendo atormentado pelo rápido japonês Morimoto, o italiano não foi expulso por piedade do arbitro. Já na parte ofensiva com Lamela sendo sacrificado como segundo atacante não podendo vir de trás com a bola dominada em direção ao gol, um de seus pontos fortes, Pjanic caindo muito pela ponta direita ficou apagado na parte criativa e com Osvaldo procurando jogo pelo lado esquerdo o Roma não tinha presença e nem chegada com força na área.
Aos 39min o Novara tentou pressionar com Meggiorini, que após bom contra ataque vindo de rebote de escanteio do Roma, chutou com perigo e ouve ainda desvio, que ocasionou três escanteios seguidos, mas o primeiro tempo ficou no 0x0 pouco inspirado.
Luis Enrique técnico da Roma, o homem do jogo. (foto: goal.com)

O segundo tempo começa com o time mandante esperando atrás da linha do meio campo, procurando o contra ataque que não encaixava. A posse de bola continuava com os visitantes que tocavam a bola e buscavam bastante os lados do campo.
Aos 16min são feitas duas substituições, uma para cada lado. No Novara ocorre a estranha entrada de Giorgi no lugar de Morimoto, que fez um bom primeiro tempo, já no Roma a saída de Greco para entrada de Bojan muda completamente o jogo.
Antes das substituições fazerem o real efeito que deram a partida, aos 23min em rápido contra ataque Meggiorini recebe bom passe e no um contra um aplica uma linda meia lua em Cassetti, e no cara a cara Steklenburg salva.
Com a substituição o Roma conseguiu se posicionar melhor em campo crescendo de produção. Pjanic foi recuado como terceiro homem de meio campo, atuando pela esquerda em um losango, e junto com Lamela que voltou a sua posição de origem (meia-armador) melhorou muito a criação da equipe. O ataque ficou mais equilibrado e rápido, com Bojan atuando como segundo atacante pela direita e, com a bola chegando ao ataque, Osvaldo pode ficar mais preso dentro da área, como referência. Já o Novara ficou ainda mais defensivo com a entrada de Giorgi que ajudou a fechar o lado esquerdo, ficando com apenas Meggiorini de atacante de oficio, dando mais campo ainda para os visitantes.
E não dura muito tempo para a mexida de Luis Henrique dar resultado. Aos 27min Pjanic com uma assistência milimétrica por cima da zaga coloca Bojan na cara do gol, o ex-Barcelona de chapa de pé coloca a bola no fundo das redes, 1x0 Roma.
Logo em seguida, aos 29min o Novara quase empata com um chute venenoso de fora da área que acerta a trave. Mas os gialorossi um minuto depois liquidam a partida, de novo Pjanic com uma bela assistência, dessa vez o Bósnio cobra escanteio na cabeça de Osvaldo, que mal marcado por Paci, não perdoa, 2x0 Roma.
A Roma conseguiu segurar a bola no campo ofensivo, o Novara sem forças de reação tenta ir ao ataque mas não consegue pressionar. Osvaldo ainda teve tempo de perder uma ótima chance após preciso cruzamento rasteiro de Bojan. A Roma dormiu o sábado em sétimo lugar a dois pontos de liga européia e o Novara permanece na zona de rebaixamento e dependendo dos jogos de domingo pode terminar a rodada na vice lanterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário