sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Top five do futebol brasileiro: Grêmio

Por: Luis Henrique de Sá Perles.

A série de matérias top do futebol  brasileiro será dividida em cinco partes, em cada uma delas contará o crescimento dentro e fora de campo, dos cinco clubes mais poderosos financeiramente, estruturalmente e também em conquistas do nosso país na atualidade.
Desde de 2003, quando o brasileirão passou a ser de pontos corridos e o planejamento e profissionalização se tornaram fundamentais para o sucesso, estes cinco clubes parecem até então os que mais conseguiram aprender e se organizar.
Grêmio grande sempre, gigante no futuro?
Hoje começaremos com a força que vem do sul, o tricolor dos pampas, o tradicional e cada vez mais moderno Grêmio Football Porto Alegrense.
Desde de 2003, muita coisa aconteceu na vida do Grêmio, o clube caiu para segunda divisão no ano de 2004, após ter escapado em 2003 na última rodada, afundado em dívidas e com um time fraco, o tricolor gaúcho teve de se restruturar e foi o que fez.
Sob o comando de Mano Menezes e com muita garimpagem, a equipe conseguiu montar um time forte capaz de subir em 2005, após uma verdadeira batalha nos Aflitos diante do Naútico.
Daquele time, saiu a base do Grêmio que ficaria em quatro lugar no brasileiro  do ano seguinte e conseguiria a vaga na Copa Libertadores de 2007, além disso a venda de Anderson para o Manchester United deu fôlego ao caixa tricolor.
Paulo Odone presidente do clube e Mano montaram um time simples, mas com a cara do Grêmio, capaz de encarar rivais sempre contando com a massa no Olímpico Moñumental.
E desde então, financeiramente a equipe se recuperou e ganhou três estaduais e foi vice campeã da América em 2007, perdendo a final para o Boca Juniors de Palermo, Riquelme, Batagllia e cia. 
Atualmente sob o comando de Fábio Koff recém eleito, a equipe gremista tem o segundo orçamento mais caro do país, no total gasta cerca de 7 milhões de reais com o elenco, sendo comandada por um dos maiores treinadores da história do futebol nacional, e também caro, Vanderlei Luxemburgo.
A nova Arena, também dará grande fôlego para as finanças do clube gaúcho, linda e recém estreada, é do dinheiro dos sócios que lotarão a mesma, como fez seu rival, que se espera que saía um valor capaz de reforçar ainda mais o time, que atualmente conta com um dos elencos mais fortes do país, com atletas como Zé Roberto, Moreno, Kléber e segundo especulações poderia contar com a ajuda de um banco chinês, para trazer pro Brasil um dos maiores craques do futebol mundial, o marfinense, Didier Drogba.
Independentemente disso, o Grêmio é um grande exemplo de que com organização, união e dedicação real ao clube, mesmo uma grave crise financeira pode ser resolvida e transformada em aprendizado para o futuro.
Arena dará um grande reforço aos cofres gremistas a média e longo prazo. (Foto:Jeferson Bernardes/AFP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário