terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Top five do futebol brasileiro: Fluminense

Por: Luis Henrique de Sá Perles.


A série de matérias top five do futebol  brasileiro, será dividida em cinco partes, em cada uma delas contará o crescimento dentro e fora de campo, dos cinco clubes mais poderosos financeiramente, estruturalmente e também em conquistas do nosso país na atualidade.
Desde de 2003, quando o brasileirão passou a ser de pontos corridos e o planejamento e profissionalização se tornaram fundamentais para o sucesso, estes cinco clubes parecem até então os que mais conseguiram aprender e se organizar.

Rodrigo Caetano é um dos responsáveis pelas mudanças positivas do Flu (Foto: Dhavid Normando/ Photocâmera).
O Tricolor carioca, há anos tem um dos patrocinadores mais fortes do país, o clube antes de 2011, esbanjava seu dinheiro em grandes contratações e por muitas vezes apenas os atletas da patrocinadora tinham seus salários em dias, enquanto os outros ficavam sem receber por dois ou até três meses.
Mas com a chegada do atual presidente Peter Siemens, a equipe carioca apostou na sua estruturalização , algo que Muricy quando por lá passou pediu. Desde de o ano passado o responsável pelo futebol do clube é o competente Rodrigo Caetano, que levantou Grêmio e Vasco e continua fazendo um brilhante trabalho, agora no Fluminense.
Rodrigo conseguiu pôr na cabeça de Celso Barros, presidente da Unimed e da diretoria tricolor que se o clube não se estruturasse ficaria para trás, por isso investimentos na base de Xerém, no Ct das Laranjeiras e o pagamento em dia dos salários fizeram do Fluminense um clube muito mais forte e com grande potencial de crescimento, afinal no Rio de Janeiro, tem sido a grande força no futebol.
De 2003 para cá o clube se sagrou campeão da Copa do Brasil em 2007, bi campeão nacional em 2010 e 2012, vice campeão da Libertadores e vice da Sul americana além de ter conquistado duas vezes a campeonato carioca em 2005 e 2012.
Atualmente o Fluminense tem a folha salarial mais alta do Brasil, cerca de 8 milhões de reais por mês e conta com um elenco recheado de craques, entre eles Deco, Fred, Thiago Neves, Wellington Nem, Edinho, Jean e etc.

Com o aporte financeiro da Unimed e a capacidade de Rodrigo Caetano, o clube tem uns dos projetos mais ambiciosos do futebol brasileiro, visando a sua internacionalização com a Libertadores e  também visando o aumento de sua torcida no Brasil, em especial com os títulos que vem conquistando. Até mesmo um estádio está no planejamento do tricolor carioca, que junto aos outros quatro clubes brasileiros: São Paulo, Corinthians, Grêmio e Internacional, tenta se firmar uma grande força do futebol brasileiro e quem sabe até mundial.
Imagens da futura Arena do Fluminense, projeto do atual presidente Peter Siemens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário