terça-feira, 13 de março de 2012

Com gol aos 49min do segundo tempo Arsenal engata quinta vitória consecutiva


Arsenal: Szczesny; Sagna, Koscielny, Vermaelen, Gibbs; Song, Arteta, Walcott, Rosick (Ramsey), Chamberlain (Gervinho); Van Persie. Técnico: Arsène Wenger.
Newcastle: Krul; Simpson, Williamson, Coloccini, Santon (Perch); Ben Arfa, Cabaye, Tioté (Guthrie), Jonas; Obertan (Ameiobi), Demba Ba. Técnico: Alan Pardew.

Por: João Vitor Poppi Prado

Era o ultimo jogo da rodada, e o com a vitória o Arsenal poderia continuar a três pontos de vantagem para o Chelsea e finalmente encostar no Tottenham, ficando apenas um ponto atrás do seu maior rival, terceiro colocado.
Os mandantes começaram bem a partida, criando boas chances pelo lado direito. Logo aos 2min de jogo Walcott desceu livre pelo flanco e cruzou rasteiro, os zagueiros não conseguiram cortar, mas Van Persie chegou atrasado.
O jogo foi ficando truncado e as chances de gol desaparecendo, mas em falha de Vermaelen na saída de bola aos 13min o Newcastle abre o placar. A bola chega a Ben Arfa pelo lado direito em boas condições, o francês se livra de Gibbs com facilidade e chuta de canhota no canto do gol, sem chances para Szczney, 0x1.
Mas alegria dos magpies durou pouco, exatamente um minuto. Após a saída de bola no meio campo, a jogada pelo lado direito voltou a funcionar, em boa triangulação entre Sagna, Rosick e Walcott, o ultimo chegou a ponta direita e cruzou rasteiro, Van Persie na matada de bola com muita categoria se livrou de Willamson, e cara a cara com Krul não perdoou, 1x1.
Os gunners continuaram insistindo em jogadas pelo lado direito com Walcott e Sagna, mas os visitantes conseguiram encaixar a marcação por esse lado, dificultando as ações ofensivas do adversário. Chamberlain pouco pegou na bola, o time sentiu falta de variações de jogadas.
O Newcastle atuou com duas linhas de quatro, mas a segunda muitas vezes se tornava um linha de cinco, com Obertan atuando ao lado dos volantes, deixando o time retraído. Demba Ba isolado na frente poucas bolas recebeu e consequentemente pouco fez. O time até teve a bola nos pés mas pela forma da equipe atuar, pouco criou.
E o primeiro tempo terminou assim: 1x1, com poucas chances de gol.
O Newcastle voltou ao segundo tempo com Perch no lugar de Santon, a intenção de Alan Pardew era clara: destruir ao máximo as jogadas do Arsenal pela direita. E o treinador foi bem, Perch praticamente anulou Walcott na segunda etapa.
Apesar de Walcott levar a pior no duelo com Perch, o Arsenal voltou bem melhor para o segundo tempo. Mesmo não sendo efetivo em suas jogadas, Chamberlain participava do jogo, o meio de campo do Arsenal cresceu atuando mais adiantado (no campo de ataque), com bom toque e posse de bola e ótima participação de Rosick na criação. O problema estava resolvido, agora o time de Wenger tinha variações de jogadas.
O Newcastle por sua vez voltou pior. A equipe se retraiu mais ainda, dando mais campo para o adversário jogar, e não conseguia sair da pressão imposta pelo adversário, o campo de ataque estava cada vez mais longe.
Aos 9min Arteta cruzou e Van Persie de primeira levou perigo ao gol de Krul, que defendeu. Aos 12min Rosick fez linda jogada, deixando Cabaye perdido na marcação e enfiou uma linda bola para Van Persie, que pelo lado esquerdo chutou cruzado para boa defesa de Krul.
Aos 15min Alan Pardew tirou Obertan e colocou Ameobi, com a intenção de segurar a bola no campo de ataque e diminuir a pressão do Arsenal.
Aos 21min Rosick se livrou de dois marcadores e lançou Walcott pela direita, o inglês deixou Coloccini no chão com um drible seco, Rosick no livre no meio da área recebeu a bola no pé errado e de canhota chutou muito mal.
A entrada de Ameobi foi válida e o Newcastle melhorou, conseguiu trancar o meio e segurar a bola na frente na base da vontade. Wenger vendo que sua equipe diminui o ímpeto sacou Chamberlain e Rosick, para entrada de Gervinho e Ramsey, respectivamente.
Aos poucos o Arsenal voltou a pressionar, mas não com organização e bom toque de bola como no começo do primeiro tempo, mas na base do desespero e da força.
As chances começaram a aparecer de novo. Aos 33min Simpson e Bem Arfa demoraram para tirar a bola da defesa, tentaram sair tocando, Gibbs roubou o  balão e cruzou rasteiro no pé do artilheiro, que de direita chutou cruzado para fora. Aos 37min Arteta bateu falta pela direita, a bola rasteira surpreendeu a zaga que não conseguiu cortar, Gervinho livre no segundo pau, chutou muito mal, grande chance desperdiçada.
O juiz deu cinco minutos de acréscimo, nos minutos finais o Newcastle conseguiu segurar a bola no ataque. E aos 49min quando tudo parecia perdido para o Arsenal, a bola foi roubada e o contra ataque armado, um contra ataque de três pontos. Song lançou Walcott na ponta direita, que cruzou no meio da área, Ramsey de cabeça dividiu com os zagueiros adversários, a bola sobrou para Vermaelen de perna direita colocar seu clube á frente no placar, 2x1.
Vermaelen: da falha ao gol da vitória (foto: arsenal.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário