quarta-feira, 14 de março de 2012

Racismo no futebol, reflexo de nossa sociedade

Triste, esta palavra resume bem os fatos racistas que vem acontecendo no esporte em especial no futebol, a duas semanas outro caso  de racismo tomou conta do notíciario europeu, o zagueiro brasileiro Juan foi hostilizado com palavras e gestos racistas pela famosa torcida curva norte a organizada da Lazio que se auto denomina fascista e anti-semita.
Não foi o primeiro caso de racismo no futebol e na vida e nem tampouco será o último, infelizmente somos espelho de nossa sociedade, nossa vida é muitas vezes pautada pela sociedade e suas normas e conceitos, o racismo é um deles, algo que infelizmente está em nosso inconsciente. A ideia de racismo que passa de pai de para filho e se torna muita vezes comum em nossa sociedade hipócrita, o caso de Luis Suaréz atacante do Liverpool é um exemplo: chamou de negro o lateral Evra do Manchester  no calo do jogo, mas isso não o transforma em um nazista, ele apenas disse o que na maioria das vezes pensamos, quem de nós nunca teve um comportamento racista, seja em piadinhas ou atos quem de nós não excluiu alguém por sua condição social ou modo de vida.
O racismo é apenas um grande reflexo daquilo que nem percebemos, mas se torna conceito em nossas vidas, o pequenino torcedor da Lazio já cresce achando normal satirizar o jogador negro, japonês o judeu, odiá-lo não por seu desempenho, mas por sua cor, algo triste, mas que infelizmente é real.
É Assim na Russia com as bananas atiradas para o lateral Roberto Carlos, foi assim na Catalunha com o brasileiro Daniel Alves, os movimentos racistas e xenófobos são cada vez mais assustadores na sociedade européia.
Sinceramente não sei como podemos acabar com isso em nossa sociedade é uma questão dura de resolvida, educação, punição maior(cadeia), o que poderia resolver este problema?
Da parte do futebol o que se pode fazer é aumentar a punição, dura e sem restrição, perder mandos de jogos e ter um tipo de torcedor desses fora dos estádios, como no Brasil os estádios europeus estão cheios de gente que não vai assistir um jogo, mas sim fazer baderna.
Mas sem dúvida é preciso achar um modo para acabar com isso!

Torcida da Lazio que tem protagonizado vários atos racistas no Calcio (Foto: Site Louco pelo Calcio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário